O BNDES aprovou nesta quarta-feira (dia 1º) o financiamento de R$ 49,9 milhões para a MRS. O montante será destinado à realização de obras que incluem a eliminação de passagens em nível e a construção de 70 quilômetros de muros para a vedação da via permanente e de 23 passarelas, um viaduto e passagens inferiores. O objetivo, segundo informações do banco, é reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança da operação ferroviária.
O projeto permitirá elevar o número de trens em circulação e a redução do tempo de ciclo das composições em até 3% (1h30), informou o BNDES. As obras serão realizadas em diversos municípios nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Os investimentos aplicados na eliminação de gargalos e no aumento da segurança ferroviária fazem parte da estratégia da companhia de atingir o volume de transporte de 200 milhões de toneladas em 2010. Para viabilizar este crescimento, a operadora está investindo anualmente cerca de R$ 600 milhões na compra de locomotivas (a operadora encomendou 20 máquinas novas da GE C-38 que estão chegando agora em novembro); substituição de sistema de sinalização; construção de pátios e duplicação da via permanente.
A operadora conta com alguns projetos para elevar o volume de transporte nos próximos anos: a construção da Companhia Siderúrgica do Atlântico (as obras foram iniciadas no final de setembro); a exportação de minério da mina de Casa de Pedra; a implantação do Ferroanel Norte; e a construção da correia transportadora de longa distância para o transporte de minério de ferro para a Cosipa, entre o planalto paulistano e a Baixada Santista.
Seja o primeiro a comentar