Ferroanel
O BNDES deve receber nos próximos 30 dias o estudo de viabilidade econômico financeira para a construção do Ferroanel em São Paulo. A boa nova foi anunciada na manhã desta terça-feira (dia 07) pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Ele disse que o banco estatal deve chegar a uma conclusão no curto prazo sobre a forma de financiamento do projeto.
Orçado em mais de US$ 500 milhões, o contorno ferroviário de São Paulo é uma necessidade do setor, principalmente para operadoras como a MRS e ALL. Muitas das vias férreas na Grande São Paulo hoje são compartilhadas entre trens de passageiros e trens de carga, o que sobrecarrega o sistema. Com o ferroanel serão liberadas linhas específicas para cada tipo de transporte .
Segundo o ministro, o governo trabalha com a possibilidade de uso das PPPs para financiar o projeto, mas também não descarta a possibilidade de a obra vir a ser financiada pelo BNDES, a exemplo da operação realizada para a construção da Transnordestina.
Menos acidentes
A ALL já conseguiu reduzir de forma significativa o índice de acidentes na Novoeste. A ferrovia hoje opera com menos 100 acidentes por milhões de trens-quilômetros. A redução, no entanto, está longe do ideal. A Novoeste ainda ostenta 130 acidentes, enquanto na ALL esse índice é de 12. Os dados são da ANTT , cujos técnicos acreditam que as três operadoras da Brasil Ferrovias só devem atingir as metas de produção e acidentes dentro de dois a três anos.
Clima quente
Está marcada para a próxima semana mais uma reunião entre os embarcadores de derivados de combustível com membros da ANTT e concessionárias. Segundo Hilário Pereira Filho, da ANTT, as empresas estão insatisfeitas com os preços cobrados pelas ferrovias e devem engrossar o tom.
Maxion reforma
A Amsted Maxion fechou com a ALL um acordo de reforma de 200 vagões, no valor de cerca de R$ 10 milhões. Esse será o primeiro contrato da recém-criada divisão da Amsted de prestação de serviço de manutenção e reforma de vagões. Além disso, a MRS Logística encomendou 137 vagões de carga. Durante a Feira Negócios nos Trilhos, a empresa está apresentando o truque de três eixos.
Mais reforma
A Santa Fé Vagões deve fechar ainda esta semana um contrato com a ALL para a reforma de 80 vagões plataforma, que serão transformados em vagões fechados, do tipo FLC e FLD. O prazo de conclusão é fevereiro de 2007, informa o gerente Industrial, Acelino Martins. A empresa também vai fazer o rebitolamento de 200 vagões hopper HFE da ALL, que serão transferidos para a operação na Brasil Ferrovias. Estamos transformando os vagões de bitola métrica em vagões de bitola larga do tipo HFS. As unidades devem ser entregues até o final de janeiro de 2007.
A vapor
Foi lançado durante o NT 2006 o livro Inventário das Locomotivas a vapor no Brasil. Durante dois anos de pesquisa de campo foram localizadas 419 locomotivas a vapor em 190 cidades de 20 estados do País, além do Distrito Federal. O livro conta com 304 páginas e mais de 600 fotos e ilustrações e também um artigo sobre a evolução da tecnologia a vapor, ainda hoje utilizada na geração de energia em usinas termoelétricas. A publicação é uma iniciativa da empresa Notícias & Cia com o apoio da RF.
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Dançarinas no estande da Mic S.A. |
O momento de descontração no NT2006 ficou por conta da apresentaç
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