Garantia de qualidade

O crescimento da movimentação de cargas nas ferrovias brasileiras está fazendo com que o setor reavalie questões técnicas, buscando adequações à nova realidade. Quando foram concessionadas, em 1996, as ferrovias tinham uma participação de 19% na matriz
nacional de transportes. Hoje figuram com 26%. Essa transformação fez com que a quantidade, a freqüência e o tipo de carga transportada nas linhas também mudassem. Por causa disso, empresas e entidades do setor viram a necessidade de adequar os trilhos que utilizam à nova realidade. Para alcançar esse objetivo, elas se uniram e criaram o Comitê Internacional de Estudos Técnicos Metroferroviários, que visa analisar, dar uma nova classificação e normatizar a qualidade dos trilhos no Brasil.


Criado em maio deste ano e formalizado em outubro, o comitê reúne empresas operadoras de carga, fabricantes de componentes para o setor, técnicos, pesquisadores e especialistas no transporte ferroviário de cargas e passageiros. O Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários), a ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) são, inicialmente, seus mantenedores.


“O comitê foi criado para discutir os diversos assuntos técnicos do setor ferroviário e o trilho foi o primeiro tema escolhido em função da urgência em resolver a questão. Com essas discussões, queremos criar um conceito de respeitabilidade à engenharia ferroviária do país e obter produtos à altura de nossas demandas”, diz Célia Rodrigues, engenheira da MRS Logística e uma das coordenadoras do comitê.


O estudo se fez necessário porque as operadoras estão buscando maior qualidade e vida útil do produto que utilizam, visto que, desde o início da privatização das ferrovias, nunca se trocou tanto trilho como tem acontecido neste ano. Até abril, as operadoras de carga compraram 847,7 mil toneladas do produto, segundo a ANTF.


Os trabalhos foram iniciados em maio e devem ser concluídos até fevereiro de 2007. Especialistas analisam desempenho, segurança, vida útil, soldagem, acompanhamento do desgaste, rastreabilidade, armazenamento manutenção, entre outros requisitos necessários à definição do que é um trilho de boa qualidade para a realidade brasileira. As condições nasquais o trilho é utilizado como relevo, volume e peso de carga transportada também estão sendo estudadas para se chegar a um conceito de trilho.


Feitas todas essas análises, o comitê pretende classificá-los conforme sua utilização. No caso da MRS Logística, por exemplo, é exigido um trilho de altíssima qualidade, pois suas ferrovias têm elevados volume e tonelagem de carga por eixo e uma grande intensidade de tráfego. “Um trilho se difere de outro pela composição química, qualidade do tratamento térmico e controle de defeitos mais rigorosos no momento da fabricação”, diz Célia Rodrigues.


A engenheira explica que outras ferrovias que tenham intensidade menor de tráfego e menor peso de carga por eixo poderão optar por um tipo intermediário, preparado exclusivamente para aquele perfil de transporte. “No caso do transporte de passageiros, será exigido um trilho de altíssima qualidade, mas com algumas características diferenciadas do que é utilizado no transporte de carga”, afirma.


Célia Rodrigues acrescenta que ainda não se sabe quantos tipos de trilhos serão definidos, mas garante que todos serão classificados conforme as características atuais do transporte ferroviário.


O comitê também está analisando a normatização existente em todo o mundo sobre o produto e selecionando o que pode ser útil ao Brasil. “Estamos mantendo intercâmbio com empresas do setor, universidades, entidades de pesquisa e fabricantes de produtos metroferroviários de outros países para troca de conhecimentos e informações técnicas”, diz Paschoal de Mário, assessor do Simefre e coordenador do Comitê Internacional e do CB06 (Comitê

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: CNT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0