Ponte-Férrea ligando Cuiabá e Rondonópolis

Pelo menos em propostas e idéias, os trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo avançam em Mato Grosso. A próxima quarta-feira, dia 8, promete ser uma data importante para os defensores do projeto que existe há mais de 30 anos. Além do anúncio do nome da empresa contratada para executar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do traçado dos trilhos até à Capital do Estado, o Fórum Pró-Ferrovia vai apresentar a proposta de transporte de passageiros entre Rondonópolis e Cuiabá, inaugurando assim, a Ponte-Férrea mato-grossense.


O presidente do Fórum, Francisco Vuolo – filho do ex-senador – argumenta que a base de sustentação da linha férrea será o transporte de cargas, “e isso será consolidado, sem sombra de dúvidas, o transporte de passageiros neste trecho de cerca de 270 quilômetros, será um respaldo social e econômico que os trilhos darão a região. Este alternativa de transporte servirá para integrar dois pólos de desenvolvimento e acaba sendo uma opção para se reduzir acidente neste trecho (Cuiabá-Rondonópolis) que contabiliza tantas mortes”. Voulo lembra ainda, que na reunião marcada para às 14 horas, na Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), outra proposta, esta para alteração de traçado – que vai evitar que os trilhos cortem uma reserva indígena – também será apresentada. “Estou muito otimista para esta reunião”, exclama.


Com relação ao transporte de passageiros, Vuolo explica que ainda não é possível ter uma estimativa de demanda, mas o impacto social será relevante, pois como ele explica, os trilhos estarão próximos de cidades pequenas, como por exemplo, Juscimeira, Jaciara, Santo Antônio do Leverger e São Pedro da Cipa. “Pequenos produtores poderão utilizar o trem para vir até a Capital e comercializar sua produção”.


REUNIÃO – Conforme já antecipado pelo DIÁRIO, na edição do dia 21 de outubro, o vice-presidente da América Latina Logística (ALL) – multinacional que assumiu o controle da Ferrovia Senador Vuolo no lugar da Brasil Ferrovias -, Paulo Basílio, vai apresentar no próximo dia 8, em Cuiabá, o nome da empresa contratada para executar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do traçado dos trilhos até à Capital do Estado.


Vuolo defende a implantação do traçado original que prevê a ligação ferroviária entre Cuiabá e Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá), passando por Santo Antônio de Leverger, com algumas alterações.


“Elaboramos uma nova proposta de traçado que irá garantir a aproximação dos municípios de Jaciara e Juscimeira (ao Sul de Cuiabá) dos trilhos da ferrovia e, ao mesmo tempo, afastar os trilhos em mais de 20 quilômetros da reserva indígena Teresa Cristina”, anuncia Vuolo.


O ‘corte’ da reserva pelos trilhos da ferrovia era um dos empecilhos à aprovação do antigo traçado. “Com esta alteração, vamos solucionar a questão ambiental dentro da reserva indígena e viabilizar a aprovação do EIA/Rima”, acredita o coordenador do fórum.


A nova proposta amplia em cerca de 70 quilômetros o trajeto entre Rondonópolis e Cuiabá, “mas passa por áreas de produção, agregando o desenvolvimento de pequenos municípios como São Pedro e São Lourenço de Fátima (também ao Sul de Cuiabá), além de deixar a ferrovia mais próxima de pólos produtores como Campo Verde (139 quilômetros ao Sul de Cuiabá) e Primavera do Leste (239 quilômetros ao Centro Leste de Cuiabá)”.


Vuolo disse não compreender a ferrovia sem passar por Cuiabá. “O nosso compromisso é de que os trilhos cheguem a nossa Capital e, a partir daí, sigam o seu trajeto para Porto Velho (RO) e Santarém (PA) e cumpram o seu grande objetivo, que é o de promover a ocupação e integração da região amazônica com a região Centro-Sul do país”.


A construção da Ferrovia Senador Vuolo tem um custo estimado em cerca de R$ 500 milhões apenas no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Só para a realização do EIA/Rima são necessários mais R$ 2 milhões. Os trilhos

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Fonte: Diário de Cuiabá (MT)

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