A partir de março, uma área de 220 mil metros quadrados no município de Araraquara (SP) e próximo à Washington Luiz, começará a ser transformada em um condomínio logístico batizado de Mega Intermodal. O projeto foi lançado pela Capital Realty, empresa paranaense especializada em soluções imobiliárias, com o objetivo de fornecer acesso aos modais rodoviário e ferroviário a partir de parcerias com empresas especializadas em logística e armazenagem de produtos frigorificados, líquidos (como etanol, suco de laranja), granéis (como açúcar, pellets cítricos) além de industrializados em geral. A redução dos custos operacionais é apontada como a principal vantagem para que os exportadores passem a utilizar o novo corredor, além de o modal ferroviário ser também apontado como mais seguro.
A primeira parceria foi fechada com a Standard Logística e Distribuição, de Curitiba, que investirá R$ 40 milhões para operar as câmaras frigoríficas e o terminal de contêineres do empreendimento, utilizando a malha ferroviária norte da América Latina Logística (ALL) para formar o corredor logístico. É uma inovação no Estado de São Paulo que, praticamente, inutilizava a ferrovia como modal de transporte de produtos em contêiner. Há uma demanda reprimida muito grande. Estamos em negociação com empresas de diversos segmentos e nossa expectativa é, num curto espaço de tempo, operar 500 contêineres/mês. Porém, o mercado a ser explorado é bem superior a esse, afirmou o diretor de gestão da Standard Logística, Alan Fuchs.
Segundo ele, o corredor logístico deve iniciar suas operações até o final do semestre, já que o início das obras, previsto para o próximo mês, só depende da liberação do licenciamento ambiental. A Standard, que está no mercado desde 2000, oferece serviços de gerenciamento e execução de toda a cadeia logística frigorificada, desde o armazenamento até a distribuição de produtos. A companhia mantém três armazéns frigorificados nas cidades de Colombo (PR), Itajaí (SC) e Esteio (RS), cinco terminais ferroviários na malha sul da ALL e um terminal de contêiner em Itajaí. A empresa opera ainda o terminal de carga geral Libra Standard, no Porto de Imbituba (SC). Nossa estratégia de crescimento tem sido em cima da intermodalidade. Aplicamos este conceito no Rio Grande do Sul, no Paraná e, agora, estamos aplicando também no Estado de São Paulo, oferecendo um pacote completo de serviços, comentou Fuchs.
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LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA – O Mega Intermodal será instalado na região central do Estado de São Paulo, distante 379 quilômetros de Santos, 210 quilômetros de Campinas, 96 quilômetros de Ribeirão Preto e 311 quilômetros da capital. De acordo com informações da empresa Capital Realty, idealizadora do projeto, a infra-estrutura do condomínio está disposta em diferentes áreas para oferecer uma alternativa de espaço para instalação de indústrias, escritórios, centros de distribuição, silos e armazéns gerais. O foco no modal ferroviário, segundo a empresa, é um dos principais apelos do empreendimento que possui desvio ferroviário para até 70 vagões dispostos em duas linhas internas, permitindo a ligação ao Porto de Santos.
Para Guilherme Rocha, diretor de operações da Capital Realty, a instalação do modelo do condomínio Mega Intermodal trará ganhos significativos para as indústrias da região de Araraquara, que até então dependiam inteiramente do transporte rodoviário. O corredor logístico em São Paulo é o segundo empreendimento com a marca Mega. O primeiro, já em funcionamento, está localizado em Esteio (RS) e tem entre seus clientes a Standard Logística e a ALL. O empreendimento colocará à disposição dos condôminos serviços de conveniência essenciais como posto de combustível, agências bancárias, sala de espera para os motoristas, estacionamento para carretas e segurança 24 horas.
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