O Governo do Estado liberou hoje um total de R$ 20 milhões para concluir o pagamento de quatro novos trens para o Rio de Janeiro. Essa liberação é parte do investimento financiado pelo Banco Mundial no âmbito do Programa Estadual de Transporte (PET) e do projeto de integração do sistema de transporte público do estado, considerado prioritário pelo governador Sérgio Cabral.
– Com os novos trens, os passageiros já poderão sentir o nível de conforto e pontualidade que queremos que todo o sistema tenha. Outro passo para garantir a melhora de conforto e tempo de viagem vai ser a integração do sistema, com o bilhete único que queremos adotar – afirmou o governador.
A conseqüência imediata da entrada em serviço desses trens, prevista para logo depois da Páscoa, será o aumento da capacidade de transporte da Supervia e, principalmente, do conforto dos passageiros atendidos pela concessionária. A Supervia assumiu a maior parte da malha da Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) e hoje opera 225 km de linha férrea, ao longo de 11 municípios da Região Metropolitana, nos quais transporta 450 mil passageiros por dia em quase 160 trens.
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– Ao liberar esses quatro trens, o governo cumpre mais uma etapa na direção de melhorar a vida do cidadão. Daqui pra frente, vamos trabalhar firme para melhorar a qualidade dos transportes no Rio – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Desta compra, até agora, foram entregues dez trens, todos com ar condicionado, de um total de 20 trens coreanos previstos no PET. Está incluída neste programa a reforma de 18 trens. O governo também liberou hoje R$ 700 mil para o pagamento da reforma de um desses trens. Ficam faltando ainda seis.
Com as entregas dos quatro trens novos, restarão mais dois que estão prontos para circular e serão entregues assim que os pagamentos forem feitos, além de outros quatro que estão em testes, para entrega nos próximos meses.
– Com esses quatro trens, vamos dar continuidade ao programa de melhoria da freqüência de trens com ar condicionado em nossos ramais, oferecendo, dessa forma, um padrão de conforto para os passageiros – afirma o presidente da SuperVia, Amin Alves Murad.
Os novos trens e a finalização do processo de reforma dos trens antigos abrem perspectivas para os passageiros de toda a região, possibilitando futuro aumento de viagens para até um milhão por dia. Isso facilitará a integração do trem e dos ônibus, com o bilhete único que vem sendo proposto pelo governador Sergio Cabral.
O bilhete único, com integração dos modais, é bom para o passageiro, diminui os custos e aumenta a demanda pelos transportes legais, especialmente em linhas de ônibus regulares.
A principal vantagem do bilhete único, para o usuário, é poder utilizar diversos sistemas, ao preço de uma só tarifa. Além de baratear o transporte, a unificação melhora as condições de administração de todo o sistema, já que cria um arquivo de informações, de acesso fácil e rápido, sobre as viagens realizadas. Garante, ainda, agilidade na arrecadação e segurança.
A implantação deste sistema deve ocorrer por meio de um bilhete eletrônico que pode ser lido por validadores especiais. Durante a leitura, o valor correspondente ao trecho da viagem é descontado do crédito existente no cartão e liberada a passagem. Muitas grandes cidades já usam esse sistema com sucesso.
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