Nem PAC acelera verbas para o Metrô-BH

O primeiro semestre de 2007 não foi de grandes avanços para o metrô de Belo Horizonte. No dia 22 de janeiro deste ano o presidente Lula anunciou que o trem urbano receberia, até 2009, um total de R$ 186,3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para este ano, a previsão do Metrô-BH é que cheguem à capital R$ 42 milhões. Mas, até agora, só R$ 9 milhões – pouco mais de 20% do esperado – apareceram. A verba será utilizada para aprimoramentos técnicos da linha 1 do metrô da capital (Vilarinho-Eldorado), a única que funciona totalmente.


 


Segundo o superintendente do Metrô- BH, João Ernani Antunes Costa, o dinheiro já disponível está sendo utilizado para compra de sinalização de segurança sobressalentes da linha 1 e para complementação do terminal de ônibus da estação Vilarinho. Reservamos R$ 6 milhões para concluir o terminal de integração dos ônibus na estação Vilarinho. Outros R$ 13 milhões serão gastos com a ampliação do estacionamento de trens no local, modernização do sistema de freios e compra de equipamentos sobressalentes de segurança. Os R$ 19 milhões serão investidos neste ano, explicou.


 


Outra prioridade para 2007 é fazer os projetos de engenharia das linhas 2 e 3. A bancada mineira no Senado promete se mobilizar, a partir de agosto, para pressionar o governo federal a liberar com mais agilidade o dinheiro garantido pelo PAC às obras do metrô. O metrô de Belo Horizonte carece muito de investimento. Só R$ 9 milhões do PAC até agora, é muito pouco. Vamos lutar para que verbas mais expressivas sejam rapidamente liberadas neste semestre. Queremos que as obras da linha 2 comecem já em outubro deste ano, disse o senador Eliseu Resende (DEM).


 


Segundo Resende, outra preocupação dos senadores mineiros diz respeito a garantir recursos para o metrô da capital mineira na proposta orçamentária do governo, em 2008. Para o parlamentar, houve uma falta de concentração dos políticos mineiros para tratar o metrô como prioridade máxima no primeiro semestre. Muitas vezes ficamos restritos a outros projetos de estradas, ferrovias e deixamos ele de fora. Quando há interesse e vontade política, o governo faz qualquer obra andar. Veja o exemplo da Linha Verde e do Pan, no Rio, citou o senador.


 


Segundo Eliseu Resende, a transferência dos trens metropolitanos, antes atrelados ao Ministério dos Transportes, para o Ministério das Cidades, veio a prejudicar a garantia de recursos para o andamento de obras do metrô de Belo Horizonte. Foi uma decisão erronêa do governo fazer isso, principalmente porque o metrô perdeu prioridade ao competir no mesmo nível com outras obras de saneamento e habitação do país.


 


Obras


 


O montante total de verbas do PAC para o metrô da capital não é suficiente para colocar mais trens circulando. Entretanto, Costa garantiu que haverá condições de deixar a linha 2 totalmente separada do fluxo de veículos e pedestres, na parte que abrange a superfície. A linha 2, que sai da região do Barreiro sentido bairro Santa Tereza, demandará ai

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Tempo (MG)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0