O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, deve ir a Campos na próxima quinta para verificar a viabilidade de retomar o transporte ferroviário de passageiros no Norte do estado. A idéia é que a linha férrea que cruza os municípios da região, hoje utilizada apenas para o transporte de carga, volte a servir também aos passageiros.
– Estive recentemente reunido com os prefeitos de Campos, Macaé e Quissamã. A implantação de um trem de passageiros interligando os municípios é uma reivindicação antiga. Na quinta, vamos verificar a situação da linha e, em seguida, pretendo encaminhar à Agência Nacional de Transportes Terrestres um requerimento para que seja criado um sistema de transporte ferroviário de passageiros na região, como prevê o Projeto Federal de Trens Regionais – afirmou o secretário.
Pelos planos da Secretaria, o primeiro trecho a ser revitalizado deverá ser entre Campos e Macaé, mas o percurso total da linha férrea, entre o Porto do Rio e Vitória, no Espírito Santo, seria de 400 quilômetros. O secretário firmou ainda que vai reforçar o pedido à ANTT para que o trem que fazia o transporte de passageiros entre Guarus e o Centro de Campos volte a circular. O serviço começou no dia 16 de janeiro, depois que a ponte sobre o rio Paraíba do Sul desabou durante um forte temporal. No entanto, a circulação foi suspensa há um mês, por determinação da ANTT, quando autorização para o serviço expirou. No período de funcionamento, cerca três mil pessoas utilizavam o trem diariamente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar