O Ministério do Turismo anunciou o empenho de R$ 1,5 milhão para a extensão dos trilhos da maria-fumaça da Estação Anhumas, próxima à rodovia D. Pedro I, até a Praça Arautos da Paz, no Taquaral. A Prefeitura vai completar com mais R$ 1 milhão os recursos necessários. Para poder caber nesse orçamento, o projeto sofreu alterações para baratear os custos, inicialmente estimados em R$ 4 milhões. No ano passado, o ministério havia autorizado a liberação de R$ 2,5 milhões para a obra, mas os recursos nunca chegaram.
Nessa semana, o prefeito campineiro Hélio de Oliveira Santos (PDT) esteve no ministério e obteve a garantia do empenho da verba. No jargão burocrático, o empenho é uma espécie de carimbo. Garante que o dinheiro será usado em um determinado projeto ou obra.
O secretário municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, informou que a licitação das obras de extensão em 3 quilômetros da ferrovia será aberta esse ano, com previsão de construção em 2008. Quando estiver em operação, a maria- fumaça vai circular do Centro Cultural de Jaguariúna até a área lateral da Arautos da Paz, num trajeto de 27 quilômetros.
O projeto inicial previa uma estação elevada, com várias obras de arte no trajeto (pontes, por exemplo). Mas o custo acabou sendo impeditivo à implantação. Campinas já havia conseguido que a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) cedesse, em comodato, trilhos, dormentes e fixadores do trecho desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade que administra a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, por onde circulam os trens turísticos nos finais de semana e feriados.
Os trilhos instalados no leito desativado do VLT serão utilizados na construção do trecho planejado para levar a maria fumaça da Estação Anhumas até a Praça Arautos da Paz. O trem vai circular em parte do antigo trecho ferroviário que ligava a Estação Guanabara até Anhumas.
De Anhumas até o Condomínio Campos Verdes a maria -fumaça seguirá o antigo leito; dali irá entrar à direita, cruzando a área da favela da Rua Moscou, e chegará até a praça ao lado da Arautos da Paz, onde será construído um ponto de embarque e desembarque com o mesmo desenho da primitiva Estação Anhumas, inaugurada em 1875 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Haverá uma ponte para a passagem do trem pelo Ribeirão Anhumas.
No ano passado, Jaguariúna ampliou o percurso do trem em aproximadamente 1,5 mil metros, incluindo a ponte de 614 metros que transpõe o Rio Jaguari. A obra abrangeu a reforma e adaptação das instalações do Centro Cultural para o turismo receptivo. Ali foram instalados um centro de informações turísticas, um museu ferroviário, uma lanchonete e guichês, além de ampliados os sanitários e a cozinha do restaurante que funciona no prédio.
O acervo do museu ferroviário é composto por peças históricas cedidas pela ABPF, assim como doações de ex-ferroviários e historiadores. Lá estarão expostos placas ferroviárias antigas, fotografias, telefones e aparelhos diversos.
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