O superintendente de Implantação de Projetos da CBTU, Flávio Mota Monteiro, deu continuidade ao Seminário “Desafio da Integração Metropolitana – Fortaleza nos Trilhos” na tarde desta quarta-feira (12/09), no hotel Vila Galé – Ceará, apresentando os projetos da CBTU que estão inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, elaborado e conduzido pelo o Governo Federal.
Em sua palestra, Flávio destacou além do PAC; o Programa Plurianual 2008-2011 – CBTU; Metrôs de Fortaleza, Salvador, Recife e Belo Horizonte; Sistemas de Trens Urbanos de Maceió, João Pessoa; Natal e Metrô de Curitiba e acrescentou que os projetos da CBTU são discutidos uma vez por semana na Casa Civil, em Brasília, numa sala de situação, onde representantes do Governo Federal e técnicos se reúnem para debater as questões dos projetos do Governo.
Flávio apresentou detalhes de cada sistema, destacando o projeto da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte, que ligará as estações de Barreiro e Hospitais, terá o seu primeiro trecho com extensão de 10km, ligando as estações de Barreiro e Calafate. Disse que a obra está orçada no valor de US$ 197 milhões e que após a conclusão, o sistema transportará 400 mil passageiros/dia. Já em Recife, para o trecho compreendido entre as estações de Cajueiro Seco e Cabo, será implantado um moderno sistema de Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs, substituindo as antigas locomotivas diesel e carros de passageiros. O projeto total está orçado em US$ 203,8 milhões que estabelece uma extensão de 70 km, com 11 novas estações, 6 novos terminais de integração, 25 trens modernizados e climatizados e 7 novos VLTs.
Na seqüência, o superintendente da CBTU explanou o programa de implantação do metrô de Fortaleza, que prevê a duplicação e a eletrificação dos trechos entre as estações de João Felipe e Vila das Flores (Linha Sul), com 24, 1km de extensão, e entre as estações de João Felipe e Caucaia (Linha Oeste) na extensão de 19 km. O projeto está sendo realizado pelo o Governo Estadual e pelo Governo Federal/CBTU. O sistema, depois de concluído, transportará 344 mil passageiros/dia. Já o projeto do Metrô de Salvador está sendo realizado, através de uma parceria entre Governo Federal/CBTU, com recursos próprios financiamento do Banco Mundial (Bird), e recursos dos Governos Estadual e Municipal. Com início da operação e a integração com o sistema existente, o metrô terá capacidade para transportar 200 mil passageiros por dia.
De acordo com o superintendente, a CBTU vem buscando recursos para modernizar os sistemas Natal, Maceió e João Pessoa, através de substituição das antigas locomotivas diesel por modernos VLTs. Os recursos totais estimados para os três projetos são da ordem de R$ 400 milhões e vai triplicar a capacidade de transporte desses sistemas.
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