Projeto para malha em Cuiabá se consolida

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), avaliou como extremamente positiva a audiência realizada na última segunda-feira (10), no Palácio Paiaguás, para discutir as barreiras e as soluções relacionadas às obras de construção da estrada de ferro ligando Alto Araguaia a Rondonópolis e, depois, a Capital. O envolvimento efetivo das classes política e empresarial (no caso específico, os produtores rurais), segundo ele, consolida as ações que visam garantir as obras, e afasta, definitivamente, o risco de alguma alteração no traçado original da ferrovia.


Vuolo reafirmou que a audiência foi um grande passo nos sentido de se aprofundar as discussões sobre o assunto, e adquiriu maior relevância ao contar com a participação dos Governos Estadual e Federal, da bancada federal e dos setores diretamente envolvidos com a questão. Ele destacou a presença do presidente da Valec, José Francisco das Neves, que, ao defender a viabilidade da construção da ferrovia até a Capital mato-grossense, manifestou, publicamente, a boa vontade do Governo Lula em contribuir para que a construção dos trilhos se torne realidade.


“A posição da Valec diante dessa obra, sem dúvida, é um ponto positivo nas ações do Fórum Pró-Ferrovia. Contudo, é forçoso destacar o envolvimento direto e firme do governador Blairo Maggi, que, durante a audiência, opinou, cobrou, exigiu e deu um norte no sentido de se encontrar os meios necessários para que a obra saia do papel”, disse Francisco Vuolo.


O presidente do Fórum apoiou integralmente a proposta do governador Maggi de se desmembrar a concessão da Ferrovia Senador Vuolo, de modo que as obras do trecho Alto Araguaia-Rondonópolis fiquem sob a responsabilidade de empresa América Latina Logística (ALL) e a ligação entre Rondonópolis e Cuiabá, a cargo da União. Como Maggi, Vuolo observou que não há interesse por parte da atual concessionária em prosseguir as obras em sua totalidade. Por isso, também comunga a opinião de que somente uma decisão política da parte do Governo Federal – o que incluiria o desmembramento da concessão do trecho, com a criação de um novo aditivo ao projeto inicial – acabaria de vez com o problema.


Com o desmembramento da concessão, na opinião de Vuolo, seriam criadas duas frentes de trabalho. Uma, sob o controle da ALL e com aporte de capital privado, na construção da estrada de ferro de Alto Araguaia (onde os trilhos terminam) a Rondonópolis; outra, com recursos federais, saindo de Cuiabá em direção a Rondonópolis.


Frete e brecha jurídica


Entre as ações efetivas da audiência, o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá citou a participação do deputado federal Wellington Fagundes (PR), com a apresentação de um estudo sobre as disparidades na questão do preço do frete ferroviário em Mato Grosso, e do presidente da OAB-MT, Francisco Faiad, sobre a procura por uma “brecha jurídica” que permita lutar para que o contrato da União com a ALL não atenda unicamente aos interesses econômicos da empresa norte-americana.


O estudo de Fagundes, que trata da política de preços para as concessões ferroviárias no País, revela que não há tabelas estabelecendo preços dos fretes cobrados para o escoamento da produção feita por esta modalidade de transporte. E o preço o cobrado pela concessionária é praticamente o mesmo do rodoviário, tendo uma variação de apenas 5% a menos.


Já Faiad lembrou que o contrato de concessão para a construção e exploração da ferrovia foi firmado em maio de 1989, com duração de 90 anos e prorrogáveis por mais dez. Na sua avaliação, o contrato é impossível de ser executado, justamente por não estabelecer prazos para conclusão das obras.


Francisco Vuolo prevê que outro grande passo na luta pela chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá será dado no próximo dia 19, durante uma audiência pública no Congresso Nacional sobre a questão. Na próxima sexta-feira (14), um encontro na OAB-MT, a partir

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Documento (MS)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0