Com o caos aéreo que se instalou no país após os acidentes com o vôo 1907 da Gol e 3054 da TAM, e o trânsito cada vem mais caótico nas capitais brasileiras, pouca gente se arrisca hoje a cumprir esta agenda. Mas surge uma luz no fim do túnel: a implantação de um trem de alta velocidade que ligaria São Paulo e Rio de Janeiro em duas horas.
Durante a 10º edição da feira Negócios nos Trilhos, o principal evento do setor metroferroviário na América Latina, que aconteceu em São Paulo entre os dias 23 e 25 de outubro, empresas apresentaram projetos de trens rápidos que interligam grandes capitais, e os centros das cidades aos aeroportos.
O diretor do sistema de transporte Siemens, Nelson Branco Marchetti, apresentou proposta que planeja a implantação de um trem rápido para ligar São Paulo e Rio de Janeiro, obra que desafogaria a ponte área entre as duas cidades, hoje operando das 5h30 às 23h, com vôos que saem de meia em meia hora dos aeroportos de Congonhas, em SP, e Santos Dumont, no Rio.
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Batizado de Velaro – BR, o trem que poderá ligar as duas capitais pode atingir cerca de 330 km/h, conta com oito carros com ar condicionado, espaço para reuniões com comunicação wi-fi – para atender empresários que ficam incomunicáveis dentro dos aviões – e poderá transportar de 400 e 600 passageiros, números que são inversamente proporcionais ao conforto oferecido.
Trajeto seria paralelo à via Dutra
A rota do trem de alta velocidade ainda não foi definida, mas, segundo Marchetti, está sendo estudado um trajeto paralelo a Rodovia Presidente Dutra. Serão percorridos 452 km entre Rio e São Paulo em uma viagem de aproximadamente duas horas (114 minutos), com duas paradas. O trem transforma a região por onde passa. Imagine como esse transporte vai facilitar a logística de empresas, concluiu.
Se consolidado, Marchetti também destaca uma provável mudança de hábito dos moradores das duas cidades. Muitas famílias poderão se beneficiar da facilidade de viajar para as duas metrópoles . O trem oferecerá aos paulistas a oportunidade de passar o final de semana em praias cariocas. Já os moradores do Rio poderão vir até São Paulo ver um show, disse.
Empresa quer trazer experiência européia
A Siemens aponta que tem mais de 160 trens de alta velocidade rodando na Europa. Se implantado no Brasil, não seria necessário um período de teste, pois já está comprovado que se trata de um meio de locomoção seguro, com índice quase inexistente de falhas ou acidentes.
Para a implantação do projeto, que custa aproximadamente U$ 6,5 bi, a Siemens defende uma parceria com o Governo Federal, nos moldes de uma PPP (Parceria Público-Privada). A previsão para a implantação do projeto é de 6 anos de obras.
No momento, Marchetti diz que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está analisando vários projetos ferroviários e virá com uma contra proposta. O trem de alta velocidade, devido a recentes acontecimentos lamentáveis e o crescimento da população, terá grande demanda nas capitais. Aproximadamente 65% dos usuários de outros transportes migram para o trem, afirma.
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