O ramal entre Campos e Guarus foi reativado na tarde desta segunda-feira (dia 30), após autorização da ANTT. A circulação havia sido suspensa devido às enchentes que derrubaram a ponte General Dutra, que cruza o Rio Paraíba Sul, no início deste ano.
A viagem da reinauguração contou com o secretário de Transportes, Julio Lopes, e o prefeito de Campos dos Goytacazes, Alexandre Mocaiber, partindo da estação central de Campos rumo ao bairro de Guarus, no fim da tarde desta segunda.
Com a volta do trem, a prefeitura espera melhorar o deslocamento dos moradores entre comunidades que precisam atravessar o rio para chegar ao Centro de Campos. O trem liga os dois lados da cidade e se tornou uma alternativa importante para os 150 mil moradores da periferia de Guarus, enquanto a obra de reconstrução da ponte não é concluída.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O secretário Julio Lopes aproveitou a viagem para dar outra boa notícia aos moradores de Campos: a secretaria está negociando com o Ministério dos Transportes, a ANTT e a FCA (empresa que utiliza o ramal ferroviário para o transporte de cargas), a manutenção e a ampliação do ramal e a extensão do trem de passageiros até Macaé. “Esta ligação é um desejo dos prefeitos dos dois municípios, do governador Sérgio Cabral, e nós estamos trabalhando para viabilizar esta ligação, porque ela é importante para a cidade”, afirmou.
O funcionamento do trem, com capacidade para 3.150 passageiros por dia, continuará sendo gratuito. São usados três vagões e duas locomotivas no trajeto e os horários de saída são programados: nas horas cheias no sentido Campos-Guarus e nas horas fracionadas no sentido inverso. São cinco horários no período da manhã e seis na parte da tarde.
Julio Lopes ainda disse que vai sugerir à FCA uma negociação das tarifas de utilização da ferrovia para diminuir o trânsito de carga na Rodovia BR-101.
Seja o primeiro a comentar