A escavação do túnel para o trem de alta velocidade que atravessará os Pirineus foi concluída na tarde desta sexta-feira em Boulou, sudeste da França, na presença do ministro francês da Ecologia, Jean Louis Borloo, e da responsável espanhola dos Transportes, Magdalena Alvarez.
A escavadora apareceu no lado francês do túnel na primeira hora da tarde de hoje, depois de cavar 8,2 km da cordilheira, através da qual passará o trem de alta velocidade entre Figueras, nordeste da Espanha, e Perpignan, sudeste da França.
A escavação começou em julho de 2005 do lado espanhol. A primeira etapa da obra foi concluída em 1º de outubro, mas a segunda atrasou devido à estrutura das rochas dos Pirineus.
As duas vias do túnel são separadas por cinco metros na saída e 35 metros na parte central. Eles são ligados por 41 galerias construídas a cada 200 metros para permitir evacuação de emergência.
Construído pela empresa TP Ferro, filial da Eiffage e Dragados ACS, o túnel custará 944 milhões de euros, 540 milhões dos quais são subsídios públicos, segundo o ministério da Ecologia e do Desenvolvimento francês.
Se tudo sair conforme previsto, a linha de alta velocidade Figueras-Perpignan entrará em serviço no início de 2009. Graças a este trem entre a Espanha e a França, os trens de carga não precisarão fazer baldeação em Port Bou, na fronteira entre os dois países, o que até agora limitava este tipo de tráfego a 4,8% do total das cargas que cruzam a fronteira.
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