Com a presença do governador José Serra e do prefeito Gilberto Kassab, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entregou ontem (18), na estação Brás da capital paulista, mais quatro trens reformados. Das composições que voltam à operação revitalizadas após uma série de intervenções, três circularão na Linha F (Brás-Calmon Viana) e uma na Linha A (Luz-Francisco Morato).
Reforma – Os quatro novos trens somam-se aos seis já reformados este ano, totalizando dez em 2007. Até fevereiro, segundo o governo de São Paulo, mais quatro unidades revitalizadas serão entregues. Estas reformas dão seqüência ao Plano de Expansão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, no qual o estado investirá mais de R$ 16 bilhões até 2010.
Os trens, que estavam em péssimo estado de conservação, segundo o governador José Serra, foram pintados externa e internamente, tiveram substituídos todos os bancos, janelas, piso e revestimento. As portas, por sua vez, ganharam sistema mecânico de travamento que impedem abertura indevida. Ainda foram incluídos itens de acessibilidade como o sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva.
Já a parte externa das portas ganhou estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma. Os serviços, realizadas por empresas terceirizadas, sob a fiscalização da Gerência de Manutenção do Material Rodante da CPTM, incluíram a modernização do controle de tração e frenagem, que agora estão reunidos em um único equipamento (manípulo), facilitando a operação do maquinista.
Modelos – Os trens reformados entregues são das séries 5.500, 4.400, 1.400 e 1.700. Com oito vagões e capacidade para transportar 1.900 pessoas, o da série 5.500 passou por uma profunda remodelação. Com as intervenções, a cargo do consórcio BT/Brasil (Bombardier/Tejofran), ganhou novos itens como a diferente disposição do layout interno (novos bancos, piso e revestimento), máscara frontal (fachada) semelhante às 12 novas unidades atualmente em fabricação e novo projeto de comando e controle de propulsão. De modo geral, apenas as caixarias (estrutura externa) em aço inox e os truques (conjunto de eixos e rodas) foram reaproveitados.
O novo sistema microprocessado de controle e comando de propulsão substitui o antigo sistema tipo chopper utilizado desde a sua fabricação no final dos anos 1970, oferecendo um ganho significativo no desempenho dos carros motores, segundo a CPTM. Já as resistências elétricas, que antes ficavam no teto, foram deslocadas para debaixo do trem para facilitar a manutenção. Entre outras melhorias, destaque para os novos compressores de ar, sistema de sonorização, revisão dos freios e circuitos auxiliares.
O trem da série 4.400, de seis vagões e capacidade para 1.600 passageiros, foi reformado pelo consórcio Novo Trem (Siemens/MGE). As partes externas e internas dos carros receberam pintura, enquanto todos os bancos e janelas foram substituídos e o piso recuperado com novo revestimento. As portas ganharam sistema mecânico de travamento e itens de acessibilidade foram i
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