Gestão pública da Ferroeste completa um ano

Nesta terça-feira completa um ano de retomada da gestão pública dos 248 quilômetros da linha férrea entre Guarapuava e Cascavel (Centro-Sul ao Oeste do Paraná). Nesta mesma data, em dezembro do ano passado, a Justiça atendeu pedido do Governo do Estado e devolveu a operação ferroviária à Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), depois de anos de subconcessão à iniciativa privada. Nos primeiros 11 meses de 2007, o volume de produtos agrícolas e insumos transportados pela ferrovia superou em 1,5% o total registrado em igual período de 2006.


De janeiro a novembro deste ano a Ferroeste transportou 1.408.789 toneladas contra 1.386.842 toneladas nos primeiros 11 meses do ano passado. No mês de novembro o volume escoado pela ferrovia, de produtos agrícolas de Cascavel a Guarapuava e insumos para os produtores no sentido inverso, foi superior a 19,2% do total no mesmo mês de 2006 – 159 mil toneladas em 2007 contra 128 mil toneladas no ano passado. Os números revelam a eficiência da gestão pública da operação ferroviária destaca o diretor de Produção da Ferroeste, Saulo de Tarso Pereira.


“Apesar de estarmos em um ano de dificuldades e de incertezas de frota, de pessoal e de manutenção e reparação de locomotivas e vagões, produzimos mais que a operadora anterior”, informa. Pereira se referia ao fato da Ferroeste não dispor de locomotivas e vagões próprios para realizar a operação, nem pessoal para a restauração e manutenção dos equipamentos, motivo que praticamente paralisaram o transporte ferroviário no início do ano. Para manter a frota atual, composta por 13 locomotivas de baixa potência da década de 1960 e 50 vagões, foi necessário o governador Roberto Requião baixar um decreto de requisição dos mesmos.


“Acreditamos que este desempenho é também uma demonstração de que poderemos ter melhores resultados no futuro”, completa o diretor de Produção. A linha férrea do Paraná é a última e mais barata ferrovia construída no Brasil. A instalação dos trilhos ocorreu de 1991 a 1994, no primeiro mandato de Requião, e resulta de um convênio de cooperação com dois batalhões do Exército Brasileiro e investimento de US$ 363 milhões de recursos próprios do Governo do Estado.


No final de 1996 o Governo Jaime Lerner vendeu a subconcessão do trecho após um curto período de operação pública da ferrovia. O consórcio Ferropar, único a participar da licitação, venceu a concorrência com o lance mínimo de R$ 25,6 milhões. “Estamos vivendo um momento histórico. A Ferroeste avança a passos largos e firmes, depois de dez anos de pilhagem e ‘privataria’ que a paralisaram. Desde que o Estado do Paraná retomou a ferrovia, há um ano, as boas notícias não param de chegar”, comemora o presidente Samuel Gomes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Bondenews (PR)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*