Trens de passageiros receberão R$ 796 milhões

As ferrovias brasileiras vão receber investimentos de R$ 796 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para melhorar o transporte de passageiros. A informação é do diretor da Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, que participou hoje (18) de audiência pública no Senado Federal sobre a situação do transporte ferroviário no Brasil.


Carneiro Filho destacou os investimentos no transporte ferroviário de passageiros, que, segundo ele, é uma das prioridades do Ministério dos Transportes. O diretor destacou que o Plano de Revitalização de Ferrovias, lançado pelo presidente luiz Inácio Lula da Silva, inclui o Programa de Resgate de Transporte de Passageiros.


 


“O ministério vem incentivando [o transporte ferroviário de passageiros], porque a questão da carga os próprios concessionários vão atrás de suas soluções, mas o transporte de passageiros, que foi desativado nos idos de 96, ficou um pouco solto, apenas em três linhas regionais: Vitória – Minas; Paraopeba [em Minas Gerais] – São Luís; e Santana do Livramento [no Rio Grande do Sul] – Serra do Navio [no Amapá]”, comentou.


 


O objetivo dos investimentos na área é desafogar as rodovias e aeroportos. Segundo o ministério, o projeto de utilizar trens para o transporte de passageiros é mais barato e menos poluente do que outras opções terrestres ou aéreas. Outra vantagem apontada é a segurança do sistema.


 


A previsão é que em sete anos 14 trechos de ferrovias em 12 estados estejam em condições para o transporte de passageiros. Outro projeto em estudo prevê a construção de uma linha de trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo.


 


Segundo o diretor da Política Nacional de Transportes, os dois estados concentram 45% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma das riquezas produzidas no país, e 50% das indústrias. A estimativa é que 3 milhões de passageiros passem pela ponte aérea Rio-São Paulo todos os anos.


 

Ainda não há definição se o projeto de construção da linha de trem de alta velocidade será executado pelo poder público, por empresas privadas ou por meio de uma parceria entre os dois.

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Fonte: Agência Brasil

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