As ferrovias brasileiras vão receber investimentos de R$ 796 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para melhorar o transporte de passageiros. A informação é do diretor da Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, que participou hoje (18) de audiência pública no Senado Federal sobre a situação do transporte ferroviário no Brasil.
Carneiro Filho destacou os investimentos no transporte ferroviário de passageiros, que, segundo ele, é uma das prioridades do Ministério dos Transportes. O diretor destacou que o Plano de Revitalização de Ferrovias, lançado pelo presidente luiz Inácio Lula da Silva, inclui o Programa de Resgate de Transporte de Passageiros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O ministério vem incentivando [o transporte ferroviário de passageiros], porque a questão da carga os próprios concessionários vão atrás de suas soluções, mas o transporte de passageiros, que foi desativado nos idos de 96, ficou um pouco solto, apenas em três linhas regionais: Vitória – Minas; Paraopeba [
O objetivo dos investimentos na área é desafogar as rodovias e aeroportos. Segundo o ministério, o projeto de utilizar trens para o transporte de passageiros é mais barato e menos poluente do que outras opções terrestres ou aéreas. Outra vantagem apontada é a segurança do sistema.
A previsão é que em sete anos 14 trechos de ferrovias em 12 estados estejam em condições para o transporte de passageiros. Outro projeto em estudo prevê a construção de uma linha de trem de alta velocidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo o diretor da Política Nacional de Transportes, os dois estados concentram 45% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma das riquezas produzidas no país, e 50% das indústrias. A estimativa é que 3 milhões de passageiros passem pela ponte aérea Rio-São Paulo todos os anos.
Seja o primeiro a comentar