A Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo já tem suas metas para esse ano: aumentar em 6,1% o número de empregos formais no setor e o gasto médio individual do turista, elevando dos atuais R$45,74 para R$48,53, bem como elevar em 2,6% ao ano o fluxo turístico de negócios e eventos, ter rotas turísticas consolidadas e deflagrar o processo de revitalização de Guarapari e de instalação de dois resorts no estado.
Foi sob essa bandeira que a equipe técnica realizou sua reunião de planejamento estratégico para 2008, coordenada pelo secretário Marcus Vicente. Cada gerência estabeleceu seus objetivos gerais, dentro do Plano Estadual de Desenvolvimento do Turismo, priorizando o tripé qualificação, infra-estrutura e promoção, de acordo com as diretrizes do plano nacional.
A gerente de Marketing, Vânia Chiabai, ressaltou que em sua área será priorizado o apoio a feiras e eventos estaduais e regionais, obedecendo a regras que serão estabelecidas tendo com base as mesmas normas do Ministério do Turismo, bem como na articulação para captação de novos cruzeiros marítimos e no desenvolvimento e divulgação de roteiros regionais.
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Em relação aos eventos, sete ‘Noites Capixabas’ serão realizadas ao longo de 2008 em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e em Gramado (RS) para vender os produtos turísticos do Espírito Santo, e a Setur promoverá caravanas, acolhendo sugestão da Embratur, para introduzir nossos destinos turísticos, além da Argentina, também em Portugal e nos Estados Unidos.
Dentre os grandes eventos, há o destaque dos 450 anos do Convento da Penha, que serão comemorados em março e abril; a Feira do Mármore em Vitória e Cachoeiro, em fevereiro e agosto; o Pan-Americano de Vôo Livre em Castelo, em março; a Expotur-ES em maio; a caminhada Passos de Anchieta, em junho, e campeonatos de pesca esportiva em outubro e novembro.
A Setur estruturará, ainda, postos de informações turísticas na Região Metropolitana, colocará em atividade o Trem das Montanhas no inverno, avançará no Roteiro Integrado Caparaó, juntamente com o Estado de Minas Gerais e o Sebrae-ES, e entrará no consórcio que implantará o Projeto Trilhas de Ferro, que prevê uma classe turística no trem da Vitória-Minas, entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).
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