A MRS Logística vai investir R$ 141 milhões na compra de 866 vagões. A concessionária que opera os trilhos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, anunciou também que receberá mais 15 locomotivas zero quilômetro da fabricante G, um investimento de U$ 35 milhões.
O presidente da MRS, Julio Fontana Neto, disse que o aumento da frota é para preparar a empresa para o aumento de transporte estimado em 20% este ano. De acordo com estimativas da companhia, em 2008 a MRS deverá movimentar entre 150 milhões e 160 milhões de toneladas.
No ano passado, transportamos um pouco menos do que prevíamos. Chegamos a 126, 4 milhões de toneladas por problemas com o minério de ferro. Alguns clientes não conseguiram cumprir o cronograma de produção, disse Fontana a este jornal.
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O executivo afirmou, ainda, que os investimentos da MRS devem ultrapassar em muito os recursos aplicados em 2007. No ano passado, os aportes foram de R$ 700 milhões. Somente na compra de vagões e locomotivas foram investidos R$ 400 milhões. Vamos preparar a empresa para o crescimento estimado de transporte, ressaltou Fontana.
Finame para vagões – Os novos vagões serão financiados em 100% pela linha Finame e, segundo comunicado da empresa enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os contratos com os bancos terão carência de seis meses e período de amortização de 10 anos.
Segundo Fontana, até junho os 866 vagões encomendados à Usiminas Mecânica (Usimac) – 136 equipamentos- e à Amsted Maxion, 730 vagões, serão entregues.
Por mês serão incorporados à frota 130 vagões. Mas, para todo este ano, já encomendamos cerca de 1,6 mil equipamentos, todos para o transporte de minério de ferro, já que para carga geral temos vagões suficientes, ressaltou o executivo.
A empresa, que transportou 126,3 milhões de toneladas em 2007 – e que deve neste ano manter um ritmo maior de expansão – vem investindo no reforço de sua frota. Desde o ano 2000, a MRS comprou 255 locomotivas, sendo 55 novas. De janeiro de 2000 a janeiro de 2008, foram adquiridas 3.416 unidades. Até julho deste ano, devem chegar mais 1.402 vagões, diz o presidente da MRS.
Mais locomotivas – O presidente da MRS disse, ainda, que as 15 locomotivas novas chegaram ao porto do Rio e aguardam o desembaraço aduaneiro. O contrato com a GE era para o fornecimento de 50 máquinas e faltavam 10 para serem entregues, mas exercemos a opção de compra de mais cinco este ano. A fabricante norte-americana produziu as locomotivas com as especificações da operação da MRS. O contrato foi assinado em 2006 e com entregas programadas para o ano passado e início deste ano. Esta foi a primeira compra de locomotivas zero quilômetro da MRS.
Após o desembaraço aduaneiro, as locomotivas seguem para a oficina da MRS em Barra do Piraí, no Rio, a fim de passar pelas últimas adaptações antes de entrar em operação.
Ainda este ano, a MRS receberá mais 75 locomotivas zero quilômetro, em um novo contrato realizado no ano passado. A frota da MRS é de 517 locomotivas – 475 dedicadas ao atendimento de transporte de cargas e 42 utilizadas para serviços, sem contabilizar as 15 unidades que chegaram em janeiro deste ano. Além disso, opera 12.921 vagões.
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