Começam em março as obras de construção do trecho que ligará as estações São Cristóvão e Central do metrô. O atalho, que inclui uma nova parada na altura da Cidade Nova, deverá acabar com o gargalo no Estácio: trens sairão da Linha 2 diretamente para a Linha 1. A obra faz parte do pacote de investimentos de R$ 1,2 bilhão anunciado pela Metrô Rio, cujo contrato de concessão foi renovado por mais 20 anos pelo governo do estado.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, a previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2010. Este trecho deverá ficar pronto junto com a Estação Cidade Nova, destacou o diretor. Com a novidade, os usuários poderão viajar da Pavuna a Ipanema (cuja estação deve começar a operar em dezembro de 2009), por exemplo, sem ter de mudar de vagão.
A obra do novo atalho – que será chamado de Linha 1A – faz parte do pacote de acordo que garantiu a ampliação da concessão. Outro item é a construção da Estação Uruguai, na Tijuca. Essa empreitada, no entanto, só deve começar em meados de 2009 e terminar em 2014, antes da Copa do Mundo, que terá partidas na cidade.
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Também está prevista a compra de 108 composições, que vão estar nos trilhos até março de 2010. Com isso, haverá, ao todo, 268 carros. A concessionária espera dobrar o número de passageiros e atingir a marca de um milhão de usuários por dia.
Integração a menos
A linha 422A (Largo do Machado-Cosme Velho) não faz mais parte da integração metrô-ônibus. A concessionária Metrô Rio informou que o serviço foi suspenso devido ao grande número de reclamações em relação aos horários irregulares e ao número insuficiente de veículos.
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