O Sepetiba Tecon, administrado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), recebe investimentos em ampliação para se tornar centro de distribuição tanto para cabotagem como para a navegação de longo curso. A CSN, no final do ano passado, provisionou recursos de R$ 30 milhões para a compra de mais dois portêineres para navios da classe Super Post Panamax, de até 8 mil TEUs, e dois transtêineres (RTG – Rubber Tyred Gantry Crane), guindastes em formato de pórtico usados para movimentar contêineres no pátio.
Capacidade em dobro
Com esses equipamentos, a capacidade de movimentação de Sepetiba irá saltar de 280 mil contêineres por ano para 400 mil unidades. Além desses aportes no Porto de Itaguaí, onde o Sepetiba está instalado, há mais R$ 100 milhões previstos para obras de infra-estrutura portuária, como dragagem e alargamentos de canal. Isso irá dotar o terminal de capacidade para ser o maior hubport nacional.
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Atualmente, 48% dos contêineres movimentados pelo terminal já são de cargas em trânsito. No ano passado, o Sepetiba Tecon movimentou cerca de 170 mil contêineres. Já em 2006, em função de problemas portuários enfrentados, ao longo do ano, pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), a movimentação foi de 189 mil contêineres. Foi essa carga extra, segundo a administração de Sepetiba, que aumentou as operações de carga e descarga no terminal da CSN. Em 2005, o terminal movimentou 136 mil contêineres e, em 2004, 94 mil unidades.
Além dos investimentos privados, a Companhia de Docas de Itaguaí está realizando obras para melhoria do acesso ao porto. A administração portuária já iniciou a dragagem de aprofundamento do porto que deve retirar 800 mil metros cúbicos de lama. Para esta obra, o governo federal está aplicando R$ 20 milhões. Com essa obra, que é a primeira fase do projeto, haverá um alargamento do canal de acesso e que vai permitir ganho de 40 minutos em manobras dos navios. Na segunda fase do projeto federal, serão dragados 4,5 milhões de metros cúbicos de material, com investimento de R$ 70 milhões.
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