O governador de São Paulo, José Serra, inaugurou ontem duas estações da linha F (Brás-Calmon Viana) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A nova estação USP Leste vai beneficiar pelo menos 5 mil estudantes da Universidade de São Paulo e moradores da Zona Leste, que, agora, também podem utilizar a estação Comendador Ermelino, toda reformada.
“Há um ano, a linha F era a pior de São Paulo. Cheguei a dizer que era uma linha indigna para população da ZL [Zona Leste]. E era mesmo”, comenta José Luiz Portella, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Na cerimônia, o Governo do Estado também entregou o 15° e último trem reformado da linha F, que deverá atender a cerca de 150 mil pessoas por dia.
Nem a forte chuva que inundou parte da capital paulista impediu que Serra, acompanhado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, visitasse as duas novas estações. Primeiro, eles conheceram a USP Leste, que, logo após as catracas, expõe um acervo fotográfico com os principais momentos dos 74 anos de fundação da Universidade de São Paulo.
Em seguida, os governantes desceram as escadas rolantes ¬¬-pessoas com mobilidade reduzida poderão usar o elevador- e pegaram o trem rumo à estação Comendador Ermelino. Três minutos depois, chegavam à nova estação, e se diziam impressionados com as novas instalações dos carros.
“São trens que se tornaram mais decentes. A estação estava tão maltratada que alguns céticos duvidaram que poderíamos finalizar as obras em janeiro deste ano”, conta Serra, que anunciou que pretende transformar os 160 quilômetros da CPTM em metrô de superfície. “O Metrô é o meio mais nobre dos transportes. Significa maior segurança, rapidez, conforto e capacidade de transporte para as pessoas mais necessitadas.” Os novos trens reduzirão os intervalos de nove para quatro minutos em horários de pico.
Serra também contou que andou nos trens velhos enquanto fazia campanha para a presidência da República, em 2006, e ainda tem de enfrentar críticas sobre os investimentos em infra-estrutura. “Tem gente, espírito de porco, que critica os investimentos, pois diz que tiramos da educação e da saúde. Eles se enganam. Nunca arrecadamos tanto.”
Orgulhoso dos R$ 16,3 bilhões anunciados para o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, Kassab prometeu mais R$ 1 bilhão para as obras no Metrô e nas estações da CPTM, além da compra de 99 trens até 2010. Trem não é feito em série. Precisamos de um a três anos para fechar a encomenda e começar a receber os carros, que são feitos de forma artesanal, diz Serra.
Segundo ele, os R$ 17,3 bilhões vêm dos bancos mundiais de desenvolvimento, das PPPs (Parcerias Público-Privadas) e da maior arrecadação do Estado. Até 2010, serão investidos na linha F da CPTM R$ 1,4 bilhão para a modernização de todas as estações. O Governo prevê a finalização das estações Itaim Paulista, Jardim Helena e Jardim Romano até julho deste ano. Em 2009, mais seis estações serão entregues: Penha, Engenheiro Goulart, São Miguel Paulista, Engenheiro Manoel Feio, Aracaré e Itaquaquecetuba.
A modernização da linha F deve aliviar a linha 3 do Metrô, que, segundo Serra, “é a de maior circulação no mundo”. “Investir em infra-estrutura é um projeto de país. É o país que podemos ser”, define Portella. A solenidade de inauguração contou com a presença do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
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