TAV aumentaria viagens entre Rio e SP

Mais de duas mil pessoas foram ouvidas e apoiaram a implantação do trem-bala entre Rio e São Paulo, de acordo com pesquisa do Ibope: 83% dos entrevistados não vêem desvantagem e consideram a rapidez, o conforto, a segurança e o baixo custo como as principais qualidades do meio de transporte que deve ligar as duas metrópoles, talvez em 2015. Segundo o levantamento, encomendado pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio, o trem também aumentaria a freqüência de viagens de cariocas e paulistanos.


É o que dizem 71% dos que responderam a pesquisa feita no fim do ano passado. Além disso, 58% dos entrevistados disseram que escolheriam o trem-bala, contra 41% que optariam pelo avião para viajar.


A previsão da secretaria é de que a licitação para a implantação do trem-bala aconteça ainda este ano. O projeto, que entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está orçado em US$ 11 bilhões.


Empresas de Coréia do Sul, Itália, França e Japão já demonstraram interesse.


— Hoje, temos um contingente entre nove e 11 milhões de passageiros entre as duas cidades, usando ônibus, carro e avião. A expectativa é que, em cinco anos, esse número suba para 17 milhões, o que é um patamar bastante elevado — disse o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.


Se depender do analista de sistemas Alexandre Amaral, o novo meio de transporte será o adotado. Ele planeja vir ao Rio a cada dois meses este ano a trabalho, mas teme pousar em Congonhas nos dias chuvosos.


Na última sexta-feira, pagou R$ 250 na passagem de avião, o dobro do que é estimado para a tarifa do trem-bala.


— O trem-bala seria uma ótima alternativa pelo preço.


Seria bom também ter essa opção para outros destinos do país, ligando as principais cidades.


Ajudaria a diminuir o caos aéreo — disse Amaral.


Traçado e paradas poderão atrasar implantação A atração por esse tipo de transporte é o que vai vencer a falta de hábito do brasileiro de viajar de trem, na opinião de Lopes. A viagem custaria de R$ 120 a R$ 130 (só ida ou volta) e levaria uma hora e 25 minutos, saindo do Centro do Rio e deixando o passageiro no Centro de São Paulo.


— A pesquisa mostrou que 68% dos paulistas pesquisados nunca vieram ao Rio. Só uma crise de mobilidade pode explicar por que cidadãos que vivem tão perto nunca tenham vindo na cidade. Certamente, o trem-bala vai agregar demanda — disse o secretário.


A questão técnica não é o problema para a implantação do trem-bala. Para o secretário, os temas políticos devem dominar mais as discussões em torno desse tipo de transporte.


O traçado e as paradas terão que ser discutidos. Pela pesquisa do Ibope, as paradas são bem-vindas: da população pesquisada, 55% preferem que haja paradas (as previstas são Volta Redonda, Resende, Taubaté e São José dos Campos), e o trem continuaria até Campinas).


Essa opção de transporte é muita usada por Viviane Campos Messina, que vive em Stuttgart, na Alemanha, há sete anos.


As viagens de trabalho pelo país são feitas nos trens rápidos: — É uma opção muito boa, pois o trem é super rápido e sai mais em conta do que avião.


A pesquisa do Ibope investigou também o nível de renda dos entrevistados. E a aprovação é a mesma. Segundo Lopes, uma forma de atrair a classe C para o trem seria uma tarifa diferente. Além de primeira e segunda classes, poderiam ser oferecidos descontos nos horários alternativos: tarde ou noite.


Para o professor de estradas e transportes da UFF e da Uerj, Gilberto Gomes Gonçalves, não há escapatória: o trembala é inevitável.


— É a solução para a ligação de duas metrópoles que praticamente concentram a economia do país. A necessidade de deslocamento é enorme.


Turismo, negócios e saúde devem ganhar com o trem Para Gonçalves, a discussão sobre o trem-bala remonta à instalação do metrô no Rio e em São Paulo. Segundo ele, a maior dificuldade será escolher a tecnolog

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Globo Online

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0