O presidente do grupo francês Alstom, Patrick Kron, apresentou nesta terça-feira o protótipo de seu novo trem de alta velocidade concebido para circular a 350 km/h, que será mais econômico e ecologicamente correto do que seu anterior.
O construtor ferroviário criou sozinho este novo trem, chamado AGV (Automotriz de Grande Velocidade), que já foi vendido para a Itália e espera exportar em breve a outros países, sem descuidar de sua expansão em toda França.
O lançamento do AGV marca a renovação da Alstom que acontece depois da terrível crise de 2004, quando a própria existência da empresa se viu ameaçada, lembrou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, presente no ato.
Criamos este trem porque entendemos que o mercado de alta velocidade ainda vai crescer. Fazia falta para responder a esta situação e para aplicar e modernizar nossa oferta, ressaltou Kron.
Este novo trem, que possui motorização repartida por todos os vagões, permitirá ganhar espaço para passageiros. Ao mesmo tempo, os motores consumirão menos energia, graças a um sistema chamado de ímãs permanentes, que gasta 15% menos. Estas duas características permitirão reduzir 30% dos custos de manutenção.
TGV
O AGV foi concebido para ser mais rápido que o atual trem de alta velocidade, o TGV, chegando a 360 km/h. Poderá ainda transportar até 900 passageiros em três trens unidos entre si. Hoje em dia, o TGV possui uma capacidade máxima de 377 lugares e um Duplex (de dois andares) que chega a 516 assentos.
O objetivo é fazer um trem mais cômodo, com mais lugar para as pernas e serviços como internet ou lugares especiais para usar o telefone.
O AGV goza de um prestígio sem igual graças ao recorde do mundo de velocidade atingido em 3 de abril de 2007, quando chegou aos 574,8 km/h em um trem TGV clássico, mas com elementos do AGV no motor.
Os primeiros testes do AGV aconteceram em 2002 e a Alstom assinou seu primeiro contrato em janeiro com o operador italiano NTV, que receberá os AGV em 2011. A NTV já comprou 25 trens AGV por um total de 1,5 bilhão de euros.
Concorrência
Com este contrato, a Alstom ganha a corrida com a canadense Bombardier, que também possui um trem rápido chamado Zefiro, e com o ICE do construtor alemão Siemens.
Em janeiro, a Argentina encomendou um TGV à Alstom para o trajeto de 700 km Buenos Aires-Rosário-Córdoba e o Marrocos encomendou uma linha de trem de alta velocidade em outubro passado.
O setor da alta velocidade está em plena expansão em todo o mundo: da Arábia Saudita à Argentina, passando por grandes clientes europeus, como França, Espanha e Portugal.
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