Entre as obras que receberão recursos federais em 2008 , o maior volume foi para a linha 3 do metrô, uma megaobra que interligará o Rio a Niterói e São Gonçalo, orçada em R$ 863,3 milhões até 2011. Mas outras importantes intervenções na área de transporte público também terão verbas. Apontada como o eixo viário de maior demanda concentrada de veículos no Grande Rio, com movimento diário de 800 mil passageiros, a linha 3 receberá R$ 60 milhões este ano. A ligação metroviária Rio-São Gonçalo terá 28 quilômetros de extensão – dos quais cinco serão em túneis para a travessia da Baía de Guanabara – e 14 estações para passageiros.
Já a linha 4, que estenderá o metrô até a Barra da Tijuca, recebeu R$ 15 milhões. Essa linha é considerada fundamental para evitar o aumento dos congestionamentos na região. Estima-se que cerca de 83 mil pessoas engrossarão a população da Barra até 2013. Sem metrô, essa gente fará diariamente, segundo as mesmas estimativas, 105 mil viagens de carro e 43 mil de transporte coletivo.
A bancada estadual destinou ainda R$ 19,5 milhões para a construção do corredor de transporte coletivo urbano que ligará a Barra da Tijuca à Penha, com ônibus articulados sobre trilhos. O relator-geral incluiu mais R$ 500 mil, fazendo o total chegar a R$ 20 milhões. Já o trecho ligando o corredor Via Light/RJ-081 à Via Dutra, na Baixada Fluminense, receberá R$ 23,1 milhões. A obra permitirá um deslocamento mais ágil entre os municípios fluminenses.
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