O governador Sérgio Cabral anunciou nesta segunda-feira, em Seul, na Coréia do Sul, que o Governo do Estado poderá zerar a alíquota de importação do aço para a indústria ligada ao trem de alta velocidade. Cabral fez a declaração após ouvir de executivos coreanos a queixa de que o preço do aço no Brasil é muito elevado. Ainda dentro do KTX (Korean Train Express), que experimentou, o governador foi enfático:
– Não vamos admitir que o trem-bala fique mais caro por conta do preço do aço brasileiro. Se for necessário, o governo isentará a importação do aço, independentemente do país cujo modelo for escolhido para fazer o trem.
O governador deixou claro que medidas como esta serão tomadas em seu governo sempre que percebida a possibilidade de projetos saírem a um custo menor.
– Faremos da mesma maneira que a feita com a indústria naval, quando zeramos a alíquota de importação do aço. Isso está dando competitividade a essa indústria , disse.
Em janeiro, segundo explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, o governo zerou essa alíquota, que chegava a 16% _ mesmo percentual da alíquota do aço para a indústria do trem bala.
– Temos todo interesse em que a nossa população seja rapidamente atendida e com um serviço de qualidade no que diz respeito a trens. Isso vai ter um impacto enorme na vida e na capacidade econômica do Estado do Rio, explicou o secretário de Fazenda, Joaquim Levy.
O governador viajou entre Seul e Cheonan no KTX. Ele disse que, mais do que os trens, cujas tecnologias japonesa e coreana são semelhantes, ficou impressionado com o planejamento de cidades na Coréia. Como o país se interessa em descentralizar a população, cria cidades próximas às estações do trem bala. Cabral visitou uma cidade em construção em Cheonan, onde o trem já passa e a infra-estrutura está em fase operação.
Para o governador, a possibilidade de um crescimento descentralizado nas áreas próximas ao trem bala é “muito positiva”. Ele lembrou que o projeto coreano prevê quatro estações, em Resende, Volta Redonda, Taubaté e em São José dos Campos, permitindo o desenvolvimento de regiões do interior do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Os coreanos podem fazer uma linha expressa ligando Rio e São Paulo em 90 minutos e, uma outra, com duas horas e 20 minutos de duração, incluindo as paradas nas quatro estações citadas.
O governador almoçou com a direção da ROTEM, empresa fabricante dos 20 trens importados recentemente pelo estado. Depois, expôs a situação econômica favorável do estado às direções da Samsung Electronics e da Hyunday Motor Company.
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