Nesta segunda-feira (3/3), o governador de São Paulo, José Serra, juntamente com o Secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, deu início à operação comercial do primeiro dos 99 trens novos previstos no Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. A nova composição, fabricada pela Alstom e equipada com o que há de mais moderno em acessibilidade e segurança, circulará na Linha C-Esmeralda (Osasco-Autódromo).
Estamos investindo para transformar as linhas da CPTM em metrô de superfície, porque é mais barato do que fazer metrô e atende milhões de pessoas, afirmou o governador. Metrô e CPTM integrados, essa é a nossa idéia e é nessa direção que estamos empenhados, inclusive mobilizando muitos recursos, cerca de R$ 17 bilhões de reais, para descongestionar a região da Grande São Paulo.
Para dar padrão de metrô às linhas da CPTM, o secretário Portella disse que entre outras medidas, os intervalos serão reduzidos, nos horários de pico, para 4 a 5 minutos. Estão entrando novos trens e os outros continuam. Teremos também trens reformados, afirmou.
Com capacidade para 1.200 usuários, a nova composição (de quatro vagões) foi construída no Brasil, com tecnologia de ponta. Além do design arrojado [interno e externo], a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.
Acessibilidade e Segurança
Todas as novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida foram incluídas no projeto. As composições têm sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros em braile, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente para o caso de ausência de energia.
Quanto à segurança, o trem possui sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, além de sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero. O maquinista também dispõe de recursos adicionais, como um sistema de monitoramento de falhas técnicas computadorizado que indica onde está o defeito e freios eletrônicos e antideslizantes, entre outros.
Inicialmente, a composição irá circular em regime de ‘operação assistida’ por duas semanas: nas segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10h e 15h (fora dos horários de pico). Este procedimento é normal para trens novos. Após esse período, a composição será liberada para circular ao longo de toda a operação comercial (das 4h a meia-noite).
Melhor transporte para todos
O Plano de Expansão, no valor de R$ 17 bilhões, é o maior investimento já realizado no setor. A implantação dos projetos possibilitará atingir, entre outras, as seguintes metas em 2010:
• A transformação de 160 km das linhas da CPTM em metrô de superfície. Com isso, a malha com qualidade de metrô passará a ter mais de 240 km.
• Aumento do número de passageiros transportados pelo sistema de transportes metropolitanos em 55%;
• Redução em 25% o tempo médio de viagem;
• Aumento a participação do sistema metroferroviário, no total das viagens por transporte público, em 24%.
Além de melhorar as condições de conforto, rapidez e segurança aos usuários, o investimento em novos trens significa uma série de benefícios sociais, econômicos e ambientais para a Região Metropolitana de São Paulo. Com a implementação do Plano de Expansão até 2010, estima-se uma redução em 25% no tempo de viagem, diminuição da poluição, de carros nas ruas, de horas perdidas e do número de acidentes no trânsito.
Ampliação Linha C-Esmeralda
Este é o primeiro trem de um lote de 12 que reforçarão a frota da Linha C-Esmeralda, neste ano. Com a inauguração d
Seja o primeiro a comentar