O diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), Sílvio Camargo, em reunião com membros do portal PindaVale nesta quarta, 12, comentou algumas das principais medidas que vem sido tomadas para proporcionar melhorias na estrada férrea e no turismo regional e do Estado
Ele comentou que 3 trens da EFCJ (órgão vinculado à Secretaria de estado do esporte , Lazer e Cultura), que fazem a linha Pindamonhangaba – Campos do Jordão estão passando por amplas reformas na parte externa e interna – algo que não acontece a pelo menos 10 anos. “Começamos com o A1, que teve sua última reforma feita em 88”. Aponta o diretor. Outros dois carros, o A2 e o A4, reformados em 90 e 94, respectivamente, também estão em fase de restauração. “Faltou vontade, de paralisar os trens e reforma-los”, comenta Silvio, apontando que tais trabalhos não proporcionam visibilidade, mas são fundamentais para o bom funcionamento da estrada.
Segundo o diretor e o engenheiro responsável pela reforma, Antônio Carlos, tais medidas visam, sobretudo, proporcionar mais segurança, através da modernização dos carros, instalando painéis eletrônicos, velocímetros, amperímetros e demais itens de segurança.
Bancos e banheiros já estão sendo reformulados; Ao lado, chassi do trem original, utilizado desde 1920 pelo governo paulista
Além do aspecto funcional, o acabamento dos carros também passa por uma completa reestruturação. “Trocaremos toda a madeira necessária, que será depois impermeabilizada, emborrachada e vedada” comentou o diretor, que ainda apontou que os trens receberão placas de alumínio de 10 mm, com nova pintura, de cor cinza metálica, com a bandeira do Estado, logotipo e logomarca da Secretaria responsável. A parte interna, dos bancos e banheiros também passa por reformas, onde serão contratadas, por meio de ‘pregões’, empresas para realizar o serviço.
Contando com chassis originais, os carros da EFCJ, importados, e que são utilizados pelo governo paulista desde a década de 1920 após a eletrificação da ferrovia (anterior a esta data os trens funcionavam à gasolina), foram fabricados pela empresa britânica English Eletric “e provavelmente foram fabricados no final do século XIX” comentou o engenheiro Antônio Carlos. Ele lembra que apenas a instalação do eletroímã é que foi feita no ‘truck’(eixo) dos trens, medida necessária para garantir total segurança durante a subida e descida da Serra.
Expectativa
O diretor e o engenheiro afirmam que as reformas serão feitas nos três carros, ao longo de todo o ano, mas prevêem a conclusão do A1 até a temporada de inverno (julho) em Campos do Jordão. “Enquanto isso, temos outros trens fazendo a linha, porém até o final de 2008 todos estarão pintados e prontos, com novo visual e equipamentos” comentou Silvio.
Sobre a tão famosa ‘Maria Fumaça’ o diretor aponta que ela está 100% operacional, porém alguns planejamentos estão em andamento para colocá-la “da melhor forma possível aos usuários e turistas”, como melhorias na estação ferroviária do Piracuama, com infra-estrutura apropriada para receber turistas.
Painéis serão totalmente modernizados; ao lado o ´rail-bond´, ligação elétrica que garante a alimentação contínua da estação férrea, que substituiu o cobre por ferro
Inovações
Entre outras melhorias que a atual diretoria busca, está a implantação de um agente ferroviário treinado para parar o trem. “Ele não pilota, apenas pára o trem, chama auxílio por rádio e fica atento a quaisquer sinais de panes mecânicas ou elétricas”. Comenta o engenheiro Antônio Carlos. “São medidas preventivas, sem tanta visibilidade, que nunca fora feitas” comentou.
Além da reforma e dos agentes treinados, os mentores da reforma comentam que até então todas as medidas implantadas por esta gestão, como substituição dos dormentes antigos (de madeira) e a substituição dos ‘rail-bond’ de cobre por fios de ferro (pois os anteriores foram ro
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