ALL vai triplicar cargas em SC

A América Latina Logística (ALL) planeja aumentar em 60% sua movimentação com contêineres em 2008. Na virada do ano, a empresa fechou parceria com a belga Katoen Nati e para operar em Santos (SP) a partir de Paulínia (SP). Agora, prepara-se para dar outro passo, com transporte intermodal nos portos de São Francisco e Itajaí (SC). Hoje os contêineres respondem por 3% do total transportado por ferrovias pela ALL, que quer multiplicar o volume atual por três em cinco anos.


Para operar no segmento em Santa Catarina a empresa firmou parceria com a Global Logística e fará operação ferroviária de contêineres via Terminal Global II, que fica a três quilômetros do porto de São Francisco do Sul e a 100 quilômetros do porto de Itajaí. “Esse terminal é um marco, porque permite captar contêineres nos dois portos catarinenses”, diz o diretor de industrializados da ALL, Alexandre Campos.


O investimento no terminal foi de R$ 1 milhão. Ele 70 mil metros quadrados e capacidade estática para mil contêineres. A empresa planeja movimentar até 15 mil TEUs (medida que eqüivale a um contêiner de 20 pés) por ano. O início da operação está previsto para a segunda quinzena de abril. Como não há ligação ferroviária nos dois portos, as cargas irão de trem até o terminal e, de lá, serão transferidas para caminhões até o ponto de descarga (para importações será feito o inverso).


Campos contou que prevê na operação, que vinha sendo planejada havia três anos, a movimentação de congelados (aves, bovinos e suínos), madeira, cerâmica, produtos siderúrgicos e outros itens, que sairão principalmente do oeste de Santa Catarina, norte e oeste do Paraná, parte de São Paulo e Centro-Oeste do país. Com o transporte intermodal, segundo ele, o custo da operação deve ter redução de cerca de 15%.


O executivo afirma que a ALL irá crescer muito no transporte de contêineres, um dos principais alvos no segmento industrial. Este é o 11º terminal de captação de cargas em contêineres da empresa, que atua nos seis principais portos do Mercosul, incluindo o de Zárate, na Argentina. Estão previstas outras unidades em Araraquara (SP), Alto Araguaia (MT), Harmonia (PR), Mafra (SC) e Cruz Alta (RS). De 2003 a 2007, o volume de contêineres movimentados pela ALL no Brasil saltou de 16.780 para 74.450 TEUs.

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Fonte: Valor Econômico

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