A Libra terminais e a MRS Logística firmaram parceria para a construção e operação do Terminal de Valongo (Teval) na margem direita do porto de Santos. Serão investidos R$ 97,5 milhões em uma área de 140 mil metros quadrados na entrada da cidade de Santos. O início das obras está previsto para este mês e operação no segundo semestre deste ano, sendo que a estimativa é uma capacidade de 300 mil contêineres por ano.
O gerente geral do Teval, Rodrigo Paixão, disse que o novo terminal vai aumentar o fluxo logístico na margem direita do porto de Santos. A idéia é ser um terminal de bandeira branca, ou seja, além das cargas da Libra outros operadores poderão utilizar o Teval. Por essa razão, ainda não temos a dimensão de quanto irá aumentar a movimentação de contêineres por ano, disse o executivo. No ano passado, a Libra movimentou 525 mil contêineres e a expectativa é um aumento de 9% em 2008. Não contabilizamos o crescimento com a operação do Teval, ressaltou Paixão.
Dois ramais – O presidente da MRS, Júlio Fontana Neto, explicou que a concessionária assinou um Termo de Permissão de Uso com a Libra Terminais para a construção e operação do Teval. Não vamos investir nada. Essa parceria foi somente no sentido de ceder o espaço para a construção do terminal. Os recursos são todos da Libra, ressaltou Fontana.
O terminal terá dois ramais ferroviários de bitola mista e 10 mil metros quadrados de armazém coberto. É estratégico em termos de localização, além de ter toda a infra-estrutura ferroviária praticamente pronta. Não há necessidades de grandes investimentos. O ganho para a MRS será no aumento do transporte ferroviário na margem direita, pois, haverá uma redução de até 50% na permanência dos vagões no porto de Santos. Vamos otimizar, ganhar tempo no transporte, afirmou o executivo.
Para Fontana Neto, o Teval será um instrumento logístico ferroviário, contemporâneo, de interface às atividades portuárias, capaz de ampliar a movimentação de carga no Porto de Santos, incrementando de forma estruturada a competitividade e confiabilidade para os seus operadores.
Por estar localizado antes do intercâmbio ferroviário do Porto de Santos, em área segregada, o Teval reduzirá o tempo de permanência dos vagões no Porto de Santos em até 50%, aumentando a oferta de transporte ferroviário, informou Fontana.
O Teval irá funcionar 24 horas por dia e será dedicado às cargas de exportação. Com isso, segundo Paixão, o fluxo de contêineres para o porto será realizado no período da noite. Também teremos espaço para armazenamento de cargas que aguardam o navio. A idéia é, ainda, movimentar cargas de grandes dimensões e não somente contêineres, disse Paixão.
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