Metrô amplia arrecadação com novos negócios

O Metrô espera arrecadar, neste ano, R$ 84,7 milhões com receitas não-tarifárias, 50 % a mais que o obtido no ano de 2006: R$ 56,5 milhões. A receita não-tarifária é composta de valores obtidos com a locação de espaços, publicidade em trens e estações, participação no faturamento de shopping centers e da administração de terminais rodoviários.


Em 2007, já foi registrado um aumento na arrecadação, que fechou com ganhos de R$ 78,4 milhões, 39,34% superior a 2006. A política de novos negócios, paralela à principal atividade do Metrô que é o transporte, teve início em 1974. Naquele ano, foram realizadas pesquisas de mercado para identificar o potencial mercadológico de áreas de propriedade da Companhia localizadas nas estações e terrenos no entorno.


Os estudos permitiram que nos anos seguintes acontecesse a construção de shopping centers, a mídia metrô, a criação de terminais rodoviários e estacionamentos, o credenciamento de empresas para exploração comercial de estandes promocionais e a implantação de comércio nas estações para ocupação temporária.


Atualmente, os espaços disponíveis permitem a divulgação e o consumo para uma grande massa. São 3,2 milhões de pessoas em média que transitam diariamente pelas 55 estações, o que possibilita a segmentação do público alvo, a visibilidade do produto e respostas rápidas para o negócio, além de ser um espaço comercial de grande capacidade para as vendas.


A renda obtida com a receita não-tarifária é destinada a melhorias e à manutenção do sistema metroviário.


Comércio no Metrô


O Metrô possui 600 lojas espalhadas por suas estações. O comércio dentro das dependências da Companhia rendeu, no último ano, R$ 20,3 milhões de receita não-tarifária. Segundo pesquisa realizada pela Gerência de Operações do Metrô, 77% dos usuários entrevistados consideram o comércio dentro das estações muito bom ou bom e 71% o avaliam como boa opção de compra.


Por falar em compra, o Metrô conta atualmente com quatro shopping centers anexos às estações. O primeiro foi o Tatuapé, inaugurado em 1997; em 2001, veio o Santa Cruz; no ano passado, foram inaugurados mais dois: o Boulevard Tatuapé, em maio, e o Itaquera, em novembro. Para 2009, está prevista a inauguração do shopping Tucuruvi.


A receita obtida com a parceria entre o Metrô e os shopping centers correspondem a 20% do total da receita não-tarifária. Além de fácil acesso para a população, um dos principais benefícios dos shopping é a geração de empregos. As quatro unidades têm um quadro com 12. 500 trabalhadores. Os shoppings também proporcionam o aumento na receita tarifária, já que estimula o público a utilizar o Metrô também em finais de semana e feriados.


Outro segmento que cresce na área de negócios é a Mídia Metrô. Mesmo antes da Lei Cidade Limpa, em 2007, a procura por espaços publicitários aumentou. Entre as modalidades oferecidas estão painéis em trem e estações, back ligth (banner luminoso), adesivações em trens, acessos e estações, banner, anúncios em bilhetes entre outros. O período de veículação varia de 30 a 180 dias. Em 2007, a Mídia Metrô gerou R$ 18,6 milhões.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: SP Notícias

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0