O Metrô de São Paulo iniciou nesta semana a operação dos primeiros veículos terra-via. São cinco caminhões e duas picapes, todos destinados a agilizar os serviços de manutenção da rede, que podem rodar nos trilhos do metrô. O “terra-via” estreou na madrugada desta quinta-feira (3) levando o governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entre o pátio de manutenção do Jabaquara e a estação São Judas da Linha 1 – Azul do Metrô. Os sete veículos, que exigiram investimentos de R$ 2,2 milhões, entram em operação nas diversas atividades de manutenção preventiva e corretiva nas linhas do metrô.
De acordo com o governo de São Paulo, cada caminhão-baú, cuja carroçaria é dotada de dispositivos para atendimento de emergência, custou R$ 370 mil. Já a picape adaptada saiu por R$ 199 mil a unidade. Ambas são dotadas de mecanismos móveis com pequenas rodas de aço, semelhantes às dos trens, que posicionam o veículo nos trilhos. Segundo o metrô, a versatilidade do equipamento permite que ele também rode sobre pneus nas ruas da cidade.
Detalhe de um dos caminhões terra-via
O terra-via auxilia a equipe de manutenção do metrô na troca de trilhos e recuperações, manutenção de luminárias e do sistema de lubrificação de trilhos, atendimento à emergência e a acidentes. Dos sete veículos, dois caminhões e uma picape irão para a Linha 3-Vermelha; um caminhão irá para a Linha 1-Azul; um caminhão e uma picape para a Linha 2 e um caminhão-socorro para a Linha 5-Lilás.
O governo estadual promete novas aquisições de equipamentos terra-via. Serão sete caminhões de via e três picapes rodoferroviárias até o final de 2009, num investimento total de R$ 4 milhões. Com o investimento, segundo o estado, o metrô atende as 21 medidas adotadas desde o final de janeiro para evitar ocorrências que causem transtorno à população até que seja efetivada a renovação dos equipamentos e da frota metroferroviária prevista no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.
Manutenção – A equipe de manutenção do metrô, composta de cerca de 350 funcionários, trabalha no intervalo da operação comercial – entre 1h e 4h da madrugada. Eles se revezam em turnos ao longo de seis dias na semana, sendo que o sétimo é destinado a treinamentos. Os serviços de rotina incluem desde solda e substituição de trilhos desgastados à lubrificação da via.
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