Siemens fornece automação no Canadá

A Siemens Transportation Systems (TS) recebeu seu maior pedido de automação ferroviária de todos os tempos na América da Go Transit, autoridade de trânsito canadense. A Siemens modernizará integralmente os sistemas de sinalização e de comunicação da Union Station de Toronto e arredores, assim como o centro de controle de tráfego. Considerando-se o total, o projeto alcança o montante aproximado de 140 milhões de euros para a Siemens.


A modernização de todo o sistema será realizada no decorrer 2008, durante a prestação normal de serviços. A modernização do sistema – do qual algumas partes datam de 1920 – cobrirá uma seção de 5,8 quilômetros de linhas paralelas, que somadas representam aproximadamente 42 quilômetros de trilhos. O coração desse sistema é a Union Station.
Com quase 2.000 diferentes traçados de vias, a ela é uma das estações mais complexas da América do Norte e, quando concluída, será a maior no continente equipada com intertravamentos eletrônicos.


Friedrich Smaxwil, membro do conselho da TS responsável pela automação ferroviária, encara este pedido como um marco no portfólio de negócios da TS na América do Norte. “Isso nos dá uma vez mais a oportunidade de expor nossa tremenda competência no setor de automação.” O Presidente da Go Transit, Peter Smith, vê grandes benefícios neste programa de modernização: “O novo sistema nos permitirá aperfeiçoar nossos serviços e confiabilidade e a colocar mais trens em serviço no futuro.” O Ministro do Transporte canadense, Lawrence Cannon, enfatizou que “a modernização aperfeiçoará a segurança e a efetividade do sistema de transporte na grande Ontario”, e acrescentou que o projeto reforçará “a prioridade dada pelo governo canadense ao transporte público”.


Durante a modernização, os intertravamentos mecânicos em locais como a Cherry Street, a Scott Street, a John Street e a Bathurst Street serão substituídas pelos intertravamentos eletrônicos ECC tipo Sicas. No estágio final, a nova tecnologia controlará 250 comutações e 170 trilhos. A detecção de via livre – um sistema para localização de trens – é realizada por meio de circuitos de via que processam dados dos 42 quilômetros de trilhos.


O novo centro de controle de tráfego será equipado com um sistema de controle de operações, que realizará o monitoramento e a operação dos intertravamentos, além de funções como rastreamento automático de trens, gerenciamento de horários e ajuste automático de itinerário. Além disso, o sistema possibilita que todo o equipamento ao ar livre seja monitorado e que falhas sejam imediatamente localizadas e identificadas. No futuro, informações serão fornecidas aos passageiros minuto a minuto diretamente do centro de controle de tráfego.

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Fonte: Folha de São Paulo

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