O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciou que a licitação para a construção da ligação ferroviária entre o Aeroporto e a capital será lançada em maio. Com custo estimado de R$ 1,8 bilhão, o projeto inclui os dois trens que virão para a cidade, o Expresso Aeroporto, especial, e o Trem de Guarulhos, metropolitano. O prazo de apresentação das propostas pelas empresas interessadas é agosto.
Portella anunciou também um acordo entre o governo do Estado e o Ministério da Defesa. O acordo, firmado em encontro do governador José Serra com o ministro Nelson Jobim, prevê a cessão de galpões da Infraero em Cumbica para a construção de um terminal de passageiros da linha expressa. A obra vai ser bancada pelo governo federal.
O trem que vai trazer passageiros da estação Luz, no centro de São Paulo, a Guarulhos será uma “concessão simples”. A empresa vencedora assumirá 100% do risco do negócio.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O Estado não terá participação na construção. O empreendedor terá de aproveitar a linha existente da CPTM, que deverá ser reformada e modernizada. Desapropriações também correrão por sua conta e, em troca, ele vai explorar financeiramente a ligação. O concessionário deverá construir também a linha para o trem metropolitano até o Parque Cecap, paralela à do Expresso.
Os dois trens vão compartilhar trilhos até o Cecap, terão o mesmo padrão tecnológico e de desempenho, com diferença apenas no acabamento interno.
O Expresso Aeroporto será mais confortável, mas a tarifa será maior. A tarifa do Trem de Guarulhos terá o mesmo valor do restante do sistema. Já a do Expresso custará cerca R$ 23, com base no valor cobrado pelos ônibus que fazem o trajeto de passageiros do centro da capital até Cumbica. O valor exato será estabelecido após o estudo de demanda e a definição do projeto.
As duas linhas devem começar a operar em 2010, ainda em fase de teste.
Ramal a Campinas é só estudo
O anúncio da inclusão de um ramal Campinas-Guarulhos ao trem de alta velocidade (o “trem-bala”) feito no início do mês pelo governador José Serra alimentou especulações sobre o projeto, mas não passa de uma solicitação informal do Estado ao BNDES para a realização de um estudo de demanda de Guarulhos.
Em entrevista ao Diário de Guarulhos, o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, estranhou o termo “ramal de Guarulhos” e disse que só há o estudo de Campinas.
“Os projetos do trem de Guarulhos não serão interligados com o de alta velocidade. O trem de alta velocidade irá para Campinas, é outra coisa”, afirmou Portella.
Ao final da entrevista, Portella informou que, dentro da documentação enviada ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o estudo de viabilidade de trem de alta velocidade, há um pedido de um estudo de demanda para Guarulhos. “Reconhecemos a importância de Guarulhos. Só um estudo de demanda pode dizer se é viável ou não uma parada no Parque Cecap”, explicou.
Trem-bala
Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em Campinas que a licitação para a construção do trem-bala SP-Rio de Janeiro, orçado em R$ 9 bilhões, pode ser lançada ainda este ano.
Seja o primeiro a comentar