O ramal ferroviário entre Corinto (Região Central) e Pirapora (Norte de Minas), de 150 quilômetros, será reativado pela Vale e usado no transporte de produtos agrícolas oriundos do Noroeste de Minas, que serão levados até o Porto de Vitória e exportados para Estados Unidos e Europa. A Vale também vai construir um terminal para transbordo de cargas em Pirapora. O projeto envolve investimentos de R$ 500 milhões e terá o apoio do governo mineiro e da Prefeitura de Pirapora.
O empreendimento foi confirmado ao Estado de Minas por um representante da Vale. Já o prefeito de Pirapora, Warmilton Fonseca Braga (DEM), revelou que, no fim de abril ou início de maio, será assinado o protocolo entre a Vale, governo e município definindo detalhes do investimento. Hoje, será realizada em Pirapora uma reunião entre representantes da Vale, prefeitura e empresas exportadoras para discutir o projeto. A recuperação do ramal Corinto/Pirapora, desativado há mais de 15 anos, prevê a substituição da bitola dos trilhos e aquisição de novos vagões. Em Pirapora, o terminal será construído num terreno de 720 mil metros quadrados, que será doado pela prefeitura.
O objetivo é que a produção de grãos (soja, feijão, arroz e milho) do Noroeste seja transportada por rodovia até Pirapora – inicialmente, prevê-se 350 carretas por dia. No terminal, as mercadorias serão embarcadas em vagões até o porto no Espírito Santo. Os vagões, por sua vez, voltarão carregados de fertilizantes, destinados aos produtores do Noreste mineiro. Para tanto, serão instalados misturadores no terminal. “Esse sistema é importante, porque grande parte dos fertilizantes é importada”, diz o prefeito, lembrando que o empreendimento poderá beneficiar também produtores de grãos do Sul de Goiás.
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Segundo Braga, dos R$ 500 milhões de investimentos previstos inicialmente, cerca de R$ 425 milhões serão aplicados na recuperação do ramal. Outros R$ 75 milhões deverão ser gastos na construção do terminal. “Mas o projeto é muito grande e sua ampliação poderá envolver investimentos de até R$ 1 bilhão”, diz Braga, lembrando que o governo deverá se comprometer a pavimentar as estradas do Noroeste e conceder incentivos fiscais.
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