A Voith Turbo concluirá, em maio, a entrega de 48 engates ferroviários Scharfenberg para o projeto do metrô de Salvador. Os equipamentos começaram a ser entregues em fevereiro para a empresa coreana Rotem, responsável pela fabricação dos 24 carros ferroviários que operarão nas linhas da capital baiana.
Os engates Scharfenberg são utilizados em veículos ferroviários de transporte de passageiros e em trens de subúrbio para realizar as conexões físicas, elétricas e pneumáticas entre os carros da composição. Por contarem com sistemas de amortecedores internos, outra importante função dos engates Scharfenberg é absorver impactos e conferir mais segurança no transporte.
Dos 48 engates para o metrô da capital baiana, 12 serão os primeiros na América do Sul a apresentar a tecnologia One4. Os outros 36 engates serão do tipo semi-permanente. O One4, também chamado de quatro em um, é um engate padronizado que oferece redução de 80% no tempo gasto para manutenção. Isto, graças à divisão da cabeça do engate em duas partes fundidas, traseira e face. Anteriormente, a cabeça do engate era produzida em uma única peça. Hoje, as partes são fixadas com parafusos e quando há a necessidade de manutenção, elas são separadas para que haja acesso interno à cabeça do engate. As ferramentas utilizadas nessa operação também foram padronizadas.
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Para Adelson Martins Junior, responsável pela divisão ferroviária da Voith Turbo na América do Sul, a conclusão desse contrato é mais um importante passo para consolidar a posição da empresa no mercado. “Os engates One4 da Voith Turbo já são sucesso na Europa e agora o Brasil começa a utilizar o que há de mais moderno no mundo”, conclui o executivo.
No Brasil, os engates Voith Scharfenberg estão presentes nos trens da CPTM em São Paulo. Na América do Sul, o equipamento é utilizado no metrô de Buenos Aires, na Argentina, em Santiago, no Chile, e em Caracas e Maracaibo, na Venezuela.
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