A volta da histórica Estrada de Ferro Mauá

Em palestra sobre a Estrada de Ferro Mauá, no Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, o assessor de Projetos Especiais da TurisRio, Luiz Brito Filho fez um passeio histórico pela primeira ferrovia do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza, futuro barão e visconde de Mauá, e inaugurada por D. Pedro II em 30 de abril de 1854. Utilizando-se de slides ele mostrou fotos das paisagens da época, com as construções, os personagens que fizeram a história da ferrovia e das ruínas que restaram da ferrovia que marcou época no Império.


“A Estrada de Ferro Mauá, obra pioneira do barão de Mauá, que unia a Corte do Rio de Janeiro à Raiz da Serra, em Petrópolis, mesmo em ruínas, tem alto potencial turístico e sua restauração representaria um ganho importante para o turismo fluminense.”


O projeto da via férrea unindo a Corte à Cidade Imperial previa um traçado de 14,5 km que partindo do Porto de Mauá (Guia de Pacobaíba), em Magé, atingia a localidade de Fragoso. Dois anos depois foi concluída uma extensão de 2 quilômetros, que se desenvolvia por planícies paludosas cortadas pelos rios Caioaba e Inhomirim, até a Raiz da Serra.


Na constituição da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro Petrópolis, incumbida da construção, foi o próprio Irineu Evangelista quem subscreveu dois terços do capital de 2 mil contos de réis.


Brito acrescentou que a locomotiva que transportou a comitiva imperial na viagem inaugural ganhou o nome de Baronesa, em homenagem à mulher de Irineu Evangelista, a baronesa Maria Joaquina. A máquina é a peça mais importante da história ferroviária brasileira. Inteiramente restaurada, encontra-se em exposição no Museu do Trem, no bairro do Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, ao lado do Estádio Olímpico João Havelange.


Com a construção da ferrovia, Petrópolis tornou-se o centro de veraneio por excelência da Corte, do mundo político e do corpo diplomático, que fugiam da canícula carioca para se beneficiar das amenidades do clima da serra.


Para acessar a estrada, explicou Brito, num ponto da Praia de Mauá, em Magé, o imperador e sua comitiva se deslocavam do Largo da Prainha, próximo à atual Praça Mauá, na barca Guarany, até a localidade de Guia de Pacobaíba. Aí era feito o transbordo para o comboio puxado pela locomotiva Baronesa.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Dia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0