A ALL (América Latina Logística) anunciou no último dia 13, um investimento de R$ 20 milhões que faz parte do Plano de Contenção, Ação e Manutenção da malha férrea na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O documento foi encaminhado para o promotor Oriel da Rocha Lima, que instaurou um inquérito para exigir melhorias na via férrea.
Atualmente ela recebe uma carga oito vezes maior do que os trilhos podem suportar. São seis mil toneladas por composição sendo que a estrutura foi construída para receber 750 toneladas, de acordo com a promotoria do Meio Ambiente de Americana.
O excesso de peso e a deterioração dos trilhos são apontados como os responsáveis pelos descarrilamentos ocorridos na região. Ao todo foram seis casos nos últimos dois anos. A ALL contesta o cálculo do peso suportado pela malha ferroviária argumentando que ele deve ser feito em cima de cada eixo do vagão e não pela pesagem da carga. De acordo com uma prévia do Plano de Contenção, as obras na malha férrea da região de Americana devem ser concluída até o final deste mês. Serão trocados 40 mil metros de trilhos.
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