Debate ajuda a formatar Expresso Aeroporto

Um encontro oportuno. Assim foi definido pelos participantes o Seminário Trem de Aeroporto, promovido pela RF esta quarta-feira (28/05), em São Paulo. A poucas semanas do lançamento do edital de licitação do Expresso Aeroporto, as apresentações relacionadas à construção do link ferroviário direto entre a Estação da Luz, no centro de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos enriqueceram o debate a tempo de as questões serem levadas em consideração na audiência pública que será marcada nos próximos dias.


De acordo com Renato Viégas, coordenador de planejamento e gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, no máximo na primeira semana de julho o edital de licitação estará pronto. “Esse encontro nos forneceu elementos para formatar o projeto já existente e melhorá-lo antes audiência pública”, argumentou.


A opinião de Viégas foi reforçada pelo diretor da RF, Gerson Toller: “A proposta é exatamente essa: que as empresas aqui presentes alimentem a secretaria com informações para que o edital seja interessante a todos. Sem a iniciativa privada este projeto não irá para frente”.


Os dois compuseram a mesa de abertura, que contou ainda com presença do secretário de transporte do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes; de Severino Pereira Filho, diretor de engenharia da Infraero; e Guilherme Quintella, presidente da AD=Trem.


Palestras trazem experiências internacionais para o Brasil
Em seguida à abertura, Richard Brown, representante da IARO (International Air Rail Orgaization) e diretor da North Star Consultacy, apresentou um “Panorama mundial das conexões Air-Rail Links”.


Um dos maiores especialistas de trens de aeroporto do mundo, Brown foi seguido por outro expert no assunto, o espanhol Andrés Lopez Pita, catedrático em infra-estrutura de transporte da Universidade Politécnica da Catalunha.


Três exemplos de trens de aeroporto foram detalhados no evento: o KLIA Expess (de Kuala Lumpur, na Malásia), pelo CEO da concessionária, Aminuddin Adnan, e pelo um consultor de vendas da fornecedora Siemens, Peter Andreas Gölitz; o Heatrow Express, de Londres, pelo diretor de vendas e marketing da operadora, Kyle Haugthon; e o Athens Suburban and Metrolink, apresentado por Fernando Cirillo, diretor de projetos da Alstom França.


Para finalizar a discussão, a última mesa de debates abordou o tema “Condições para atração da participação privada” na concessão do Expresso Aeroporto. Os componentes da mesa foram: Carlos Augusto Hirsch, diretor da Setepla; Miguel Noronha, diretor da AG-Angra Investimentos; Richard Brown, diretor da North Star Consultancy; e Cláudia Prates, chefe do departamento de Saneamento Ambiental do BNDES.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Folha de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0