Um encontro oportuno. Assim foi definido pelos participantes o Seminário Trem de Aeroporto, promovido pela RF esta quarta-feira (28/05), em São Paulo. A poucas semanas do lançamento do edital de licitação do Expresso Aeroporto, as apresentações relacionadas à construção do link ferroviário direto entre a Estação da Luz, no centro de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos enriqueceram o debate a tempo de as questões serem levadas em consideração na audiência pública que será marcada nos próximos dias.
De acordo com Renato Viégas, coordenador de planejamento e gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, no máximo na primeira semana de julho o edital de licitação estará pronto. “Esse encontro nos forneceu elementos para formatar o projeto já existente e melhorá-lo antes audiência pública”, argumentou.
A opinião de Viégas foi reforçada pelo diretor da RF, Gerson Toller: “A proposta é exatamente essa: que as empresas aqui presentes alimentem a secretaria com informações para que o edital seja interessante a todos. Sem a iniciativa privada este projeto não irá para frente”.
Os dois compuseram a mesa de abertura, que contou ainda com presença do secretário de transporte do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes; de Severino Pereira Filho, diretor de engenharia da Infraero; e Guilherme Quintella, presidente da AD=Trem.
Palestras trazem experiências internacionais para o Brasil
Em seguida à abertura, Richard Brown, representante da IARO (International Air Rail Orgaization) e diretor da North Star Consultacy, apresentou um “Panorama mundial das conexões Air-Rail Links”.
Um dos maiores especialistas de trens de aeroporto do mundo, Brown foi seguido por outro expert no assunto, o espanhol Andrés Lopez Pita, catedrático em infra-estrutura de transporte da Universidade Politécnica da Catalunha.
Três exemplos de trens de aeroporto foram detalhados no evento: o KLIA Expess (de Kuala Lumpur, na Malásia), pelo CEO da concessionária, Aminuddin Adnan, e pelo um consultor de vendas da fornecedora Siemens, Peter Andreas Gölitz; o Heatrow Express, de Londres, pelo diretor de vendas e marketing da operadora, Kyle Haugthon; e o Athens Suburban and Metrolink, apresentado por Fernando Cirillo, diretor de projetos da Alstom França.
Para finalizar a discussão, a última mesa de debates abordou o tema “Condições para atração da participação privada” na concessão do Expresso Aeroporto. Os componentes da mesa foram: Carlos Augusto Hirsch, diretor da Setepla; Miguel Noronha, diretor da AG-Angra Investimentos; Richard Brown, diretor da North Star Consultancy; e Cláudia Prates, chefe do departamento de Saneamento Ambiental do BNDES.
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