Edital de trem até Cumbica sai em 15 dias

O governo de São Paulo vai publicar em 15 dias o edital de convocação de audiência pública do Expresso Aeroporto, para Cumbica, e do Trem de Guarulhos. Em um mês, o edital de concorrência das obras já deverá ser publicado. A linha de trem, com custos de infra-estrutura e modernização dos ramais existentes, será feita no modelo de concessão pública à iniciativa privada e está estimada em R$ 3,4 bilhões.


O anúncio das obras ferroviárias entre São Paulo e Guarulhos foi feito ontem pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante a inauguração das estações Jardim Helena e Itaim Paulista da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que vão funcionar no padrão do Metrô. O edital de convocação para audiência será publicado após a aprovação do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (PED).


O secretário disse também que os trens começarão a ser testados no final de 2010 e o início das operações comerciais está previsto para o início de 2011. A empresa ou consórcio que vencer a licitação deverá tocar os dois projetos, o Expresso e o Trem, que utilizarão a mesma linha ferroviária.


O Expresso Aeroporto terá 31 quilômetros de extensão, sem paradas, entre a Estação da Luz e o Aeroporto de Cumbica, em um trajeto que deverá ser feito em 20 minutos, com intervalo de 15 minutos entre os trens. A idéia é que as estações funcionem como um terminal aeroportuário, onde os passageiros poderão fazer o check-in. A tarifa estimada nesse trecho é de R$ 23, valor cobrado por ônibus que fazem o trajeto.


O Trem de Guarulhos irá da Estação Brás, com parada na Estação Engenheiro Goulart, zona leste, até o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães (Parque Cecap), próximo a Cumbica. A previsão inicial de transporte de passageiros é de 100 mil por dia, e, em uma segunda etapa, chegará a 200 mil por dia.


Os dois projetos vão aproveitar parte da faixa ferroviária da CPTM, mas vão atuar com serviços diferenciados. O trem que irá para o aeroporto, por exemplo, é de alta velocidade, estimada em mais de 100 quilômetros por hora e a previsão inicial é de 20 mil passageiros ao dia.


CONGONHAS


No mês passado, o Ministério da Defesa, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a Prefeitura de São Paulo assinaram acordo para a construção de um veículo leve sobre trilhos (VLT), chamado de “bonde chique”, entre a Estação São Judas e o Aeroporto de Congonhas, na zona sul. A primeira etapa do projeto vai custar R$ 200 milhões e deve ser entregue até o fim de 2010. Depois o ramal será estendido até a Linha 9-Esmeralda.

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Fonte: O Globo Online

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