A construção da ferrovia Maracaju – Dourados – Cascavel (PR) está prevista no Plano Nacional de Viação, de acordo com a Medida Provisória 427/08 editada pela Presidência da Republica. “Do ponto de vista legal é uma vitória porque a ferrovia passa a existir, sinalizando o interesse do governo em sua construção”, disse o senador Valter Pereira (PMDB). “É um passo imprescindível”, avaliou Samuel Gomes, presidente da Ferroeste.
Juntos eles estudavam o teor da MP 427/08 que referencia o trecho de 500 km (quilômetros) de extensão ligando Maracaju, Dourados, Mundo Novo, Guairá (PR), Toledo (PR) e Cascavel como EF 484 (estrada de ferro). A MP publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de maio alterou dispositivos do Plano Nacional de Viação prevendo ferrovias em outras cidades do Estado, como a EF 267 no trecho Panorama (SP) – Maracaju – Porto Murtinho. A cidade de Aparecida do Taboado está inclusa em um trecho da EF 151 ligando Belém (PA) a Panorama (SP) no total de 3.100 km.
O Plano Nacional de Viação é o mecanismo institucional que conceitua a política nacional de transporte com a nomenclatura e relatos descritivos de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeródromos em território nacional.
A construção da ferrovia ligando Mato Grosso do Sul ao Paraná tem interesse direto de Santa Catarina, motivando a formação de uma frente parlamentar composta de deputados estaduais, federais e senadores que apóiam a iniciativa. Em recente encontro com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, foi assinada a Carta de Florianópolis, onde os presentes manifestaram apoio a uma emenda do senador sul-mato-grossense, que foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
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