A MRS Logística, concessionária da malha ferroviária Sudeste, investirá R$ 30 milhões até o final deste ano para ampliar a capacidade de escoamento do ferro-gusa produzido em Minas Gerais para exportação. A meta da empresa é saltar de 1,5 milhão de toneladas embarcadas em 2008 para 2 milhões de toneladas em 2009. Segundo o gerente corporativo da MRS, Fernando Poça, o maior gargalo para o crescimento da exportação de gusa hoje é o sistema de descarga de vagões no Porto do Rio de Janeiro.
Segundo o gerente, os trens chegam ao Porto do Rio de Janeiro com 60 vagões e têm de ser desmembrados em pequenos lotes de seis vagões cada. O tempo de descarga leva 24 horas, sendo que são 12 horas só de deslocamento dentro do porto. “Vamos fazer um novo sistema de descarga dentro do terminal vizinho ao porto, não será mais necessário dividir os trens, o que permitirá uma economia de 12 horas. Isso nos dará um ganho de capacidade de transporte de 30%”, aponta o gerente corporativo, que também destaca o início dos embarques de gusa em navios Panamax a partir de agosto como um importante ganho para o setor. “O setor de ferro-gusa vive um momento importante, com o alto preço da commodity. Queremos crescer junto com o setor”, afirmou Poça.
A empresa anunciou também que ainda este ano serão feitos novos investimentos para a ampliação da capacidade de estocagem nos terminais ferroviários de Joaquim Murtinho e Sarzedo, em Minas Gerais. As informações são do jornal O Tempo.
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