Secretaria debate ligação Minas-Rio

O secretário de Transportes, Julio Lopes, reuniu-se, na última segunda-feira (5/5), com o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Minas Gerais (Indi), Eduardo Bernis, e o empresário Rui Barreto, para tratar da ligação ferroviária entre o sul de Minas Gerais e o Porto do Rio de Janeiro. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos de uma vasta região de Minas e atrair cargas importantes para o Rio, amenizando a deficiência logística hoje existente e que atrapalha o desenvolvimento econômico dos dois estados.


Segundo a proposta trazida ao Rio pelos dois empresários, a malha ferroviária da região, com bitola de um metro, seria ampliada com a construção de seis trechos ferroviários, que irão se interligar e se complementar, dando origem a uma nova ferrovia no centro produtivo do país. No Rio de Janeiro, está previsto o Trecho 1 (Getulândia-Japeri-Itaguaí), com 98 quilômetros.


Eduardo Bernis explicou ao secretário Julio Lopes que a nova ferrovia terá 98 quilômetros, sendo o primeiro trecho, de Getulândia a Barra do Piraí, com 20 quilômetros e o de Barra do Piraí a Japeri com 42 quilômetros. O segundo trecho entre Japeri e Itaguaí terá 36 quilômetros.


Segundo o vice-presidente do Instituto, os estudos realizados apontam que há um potencial de carga da ordem de 30 milhões de toneladas/ano, que incluem soja, milho, farelo, café, calcário, álcool, carne, trigo, fertilizante e contêineres.


– A ferrovia atual, cuja concessão pertence à FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), não tem ligação com o Porto do Rio, nem com o Porto de Itaguaí. Ela se liga apenas ao porto de Angra dos Reis, que é bastante limitado pelo trecho de serra e não permite o transporte de grandes quantidades de carga. Essa situação dificulta e, às vezes impede, a atração de cargas importantes para o Rio. Tanto que a produção é escoada pelos portos de Santos, Vitória e, inclusive, Paranaguá, pressionando ainda mais os portos que já estão saturados – explicou Bernis.


Julio Lopes considerou interessante a proposta e ressaltou que pela primeira vez há a possibilidade concreta de fazer a ligação entre o Porto do Rio e o centro produtivo do país. Segundo estudos recentes, envolvendo a integração física e econômica de Goiás, Minas e Espírito Santo, e abrangendo parte do Mato Grosso, São Paulo e Rio, existe atualmente uma vasta área com grande produção e perspectivas de grande crescimento – formada pelo sul-sudeste do Mato Grosso, todo o estado de Goiás, sul-sudoeste de Minas – mas que não possui acesso à rede ferroviária ou é atendida por ferrovia deficiente, sem ter opção portuária adequada.


– Diante disso nós precisamos urgentemente de uma solução logística competitiva. O Porto de Itaguaí e o Porto do Rio são a solução. O primeiro tem profundidade para receber os novos navios Post Panamax, de grande tonelagem, além de possuir uma enorme retro-área. Já o segundo, tem capacidade de ampliação e de operação para cargas de valor agregado maior. Ambos têm uma zona de influência responsável por cerca de 67% do PIB, faltando apenas ligá-los à ferrovia de bitola estreita da FCA – considerou o secretário.


O secretário de Transportes disse que a proposta será encaminhada à sua equipe para a criação de um protocolo de intenções e de cooperação entre os dois estados. Isto irá referendar que Minas e Rio desenvolverão o projeto juntos, além de ajudá-los junto à iniciativa privada.


– Rio e Minas irão resolver um problema nacional. Há demanda e vontade política para que essa ligação ferroviária saia do papel. Vamos reduzir custos, uma vez que o modal rodoviário custa caro, congestiona as rodovias e os portos, além de consumir mais combustível e, por conseqüência, poluir o ar. Vai ser ótimo para os dois estados – concluiu.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: SETRANS-RJ

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0