A Vale, em conjunto com sua controlada Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, anunciou nesta quarta-feira (14/05), em Belo Horizonte, um projeto de desenvolvimento para a região noroeste do Estado, que permitirá a criação de um novo corredor de exportação de grãos.
O projeto, a partir de sua implantação, vai incentivar na região a produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos para exportação, com a geração de cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva, além de incrementar em R$ 77 milhões a arrecadação estadual até 2013.
A controlada da Vale e seus parceiros investirão R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Além da recuperação e aumento de capacidade nos trechos ferroviários entre os municípios de Pirapora e Sete Lagoas, serão realizados investimentos na implantação do terminal multimodal de Pirapora e na aquisição e reforma de locomotivas e vagões.
A partir de 2009, o trecho ferroviário entre Pirapora e Corinto interligará a região ao restante da malha ferroviária da FCA e à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o que permitirá o escoamento da produção de soja, milho e outros grãos, até o porto de Tubarão, em Vitória (ES). Em contrapartida, por este corredor chegará ao noroeste de Minas fertilizante e outros insumos.
O projeto Noroeste de Minas surgiu de um estudo feito pela Vale que identificou grande potencial de produção de grãos no Estado. A sinergia da empresa com os parceiros envolvidos possibilitará o desenvolvimento de uma nova região produtora.
O Governo dará suporte ao projeto por meio de pavimentação e recuperação de rodovias, disponibilidade de linhas de crédito para custeio e investimento agrícola, além de um programa de promoção e fomento da região.
FCA
A FCA é responsável pela operação de uma malha com 7.080 km de linhas e abrange sete estados – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo – e o Distrito Federal.
A ferrovia é também o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Sua frota atual é formada por 11,8 mil vagões e 477 locomotivas, todas monitoradas via satélite (GPS).
Os principais produtos transportados pela concessionária são: combustíveis (álcool e derivados de petróleo), calcário, soja, farelo de soja, açúcar, milho, toretes, cimento, bauxita, ferro gusa, clínquer, fosfato, cal, combustíveis (álcool e derivados de petróleo), produtos petroquímicos e siderúrgicos.
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