O presidente Lula assinou na última sexta feira (9/5) a Medida Provisória 427, alterando o Plano Nacional de Viação e atribuindo à Valec “a construção e o gozo” de três novas ferrovias. Estas somam 3.750 km e se acrescentam a uma EF Norte Sul estendida, entre Belém (PA) a Panorama (SP), com mais 3.100 km, totalizando 6.850 km – cerca de ¼ da malha existente.
As três novas ferrovias formam uma malha a partir da Norte Sul estendida, todas sob administração da Valec. As duas primeiras avançam para oeste. A que está mais ao norte, a EF 246 do novo Plano Nacional de Viação, sái de Uruaçu (GO) e vai até Vilhena (RO) com 1.500 km de extensão. A segunda, mais ao sul, a EF 267, sái de Panorama (SP) e avança até Porto Murtinho (MS), na fronteira com o Paraguai, com 750 km de extensão. A terceira nova ferrovia, a EF 334, tem diretriz oeste-leste, e sái do porto de Ilhéus (BA) indo até Alvorada e tem 1.500 km. Das três somente a última tem um nome: era a Ferrovia Oeste-Leste da Bahia, ligando a zona de produção de soja de Barreiras ao porto. As duas outras são idéias mais recentes.
A extensão da EF Norte sul para Belém do Pará e para Panorama, por sua vez, duplicou a extensão original da ferrovia, de 1.550 km para 3.100 km. O prolongamento até Belém havia sido previsto em 2006, mas para Panorama é novo. A cidade é a ponta da linha de bitola larga da ALL no oeste paulista. Todas as ferrovias agora atribuídas a Valec, por sinal, são bitola larga.
A MP também extingue definitivamente o Geipot e transfere seus funcionários para a Valec. Veja a íntegra da MP 427 em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Mpv/427.htm.
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