O governador Sérgio Cabral viajou, nesta sexta-feira (20/06), no trem-bala alemão ICE, construído pela Siemens AG e associados. Com essa viagem, Cabral passou a conhecer todos os trens de alta velocidade do mercado: além do alemão, já viajou nos trens italiano, coreano, japonês e francês.
O governador considerou a experiência “muito confortável”. Quando o ICE alcançou a velocidade máxima de 300 km por hora, ele foi convidado a ir para a cabine por alguns minutos.
– Agora, eu só quero que o trem-bala saia do papel o mais breve possível, porque a cada cidade aonde vou, vejo as pessoas usufruindo dessa maravilha tecnológica – disse Cabral.
O governador deixou claro que a palavra final sobre a escolha do projeto vencedor será do BNDES e do Governo Federal. Aos governos do Rio e de São Paulo, acrescentou ele, cabe acompanhar o projeto que, segundo afirmou, deve ser concluído no fim deste ano. A licitação será lançada pelo Governo Federal no ano que vem. A Siemens está organizando com a Odebrecht a proposta alemã para o trem-bala.
Nesta sexta-feira, o governador Sérgio Cabral cumpre o último dia de agendas de sua missão oficial à Alemanha em busca de novos investimentos para o Estado do Rio. Ele viaja acompanhado dos secretários de estado Regis Fichtner (Casa Civil), Julio Bueno (Desenvolvimento), Joaquim Levy (Fazenda) e Julio Lopes (Transportes), além do vice-presidente da Firjan, Carlos Mariani, e do superintendente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta. Ainda nesta sexta, Cabral terá audiência com o governador do estado de Hessen, Roland Koch, e com as direções de duas resseguradoras, do banco de fomento KFW e da empresa Fraport, administradora do aeroporto de Frankfurt.
Seja o primeiro a comentar