O Consórcio Linha Amarela (CVA) contratou com a IAT Ltda o fornecimento de 21.000 conjuntos Pandrol VIPA-SP e 48.000 conjuntos Pandrol SFC (Single Fast Clip) para serem instalados na nova linha do Metrô de São Paulo, a Linha 4 – Amarela, a ser construída no sentido Norte-Sudoeste da cidade.
O Consórcio construtor, composto pelas cinco maiores empresas de construção do Brasil (Camargo Correa, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e OAS), definiu pelos sistemas Pandrol Fastclip baseado na experiência bem sucedida do fornecimento e instalações já realizados na Linha 2 – Verde do Metrô SP, bem como pela competitividade da proposta.
Os conjuntos VIPA – SP serão instalados em lajes fixas e o sistema SFC em lajes flutuantes, com espaçamento de 750 mm num total de 12.5 km de via dupla em túnel.
Ambos os sistemas de fixações escolhidas pelo Consórcio VIPA-SP e SFC Pandrol têm como características principais a facilidade de instalação, a redução do ruído e das vibrações, que são potenciais causadores de rachaduras nas estruturas construtivas, minimizando os seus efeitos em casas e prédios e o desconforto à população pelo alto ruído. Além disto, outros pontos importantes que se tornaram grande vantagem na escolha de Pandrol Fastclip são: a grande vida útil dos componentes, o isolamento elétrico, a instalação segura, o baixo custo e o pouco tempo gasto para manutenções.
Estes modelos de fixações elásticas, que serão fornecidos ao Consórcio, têm longo teste comprovando a sua qualidade, visto que a primeira instalação deste sistema VIPA SP foi em 1990 e passados 18 anos se encontram atuando dentro da expectativa nas linhas da “Docklands Light Railway” em Londres – Inglaterra.
Embora a construção da via permanente esteja programada para entrega em 2009, a IAT acordou em atender o contrato com o Consórcio em até 150 dias.
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