Sofersa lança locomotiva de manobra

O Grupo Sotreq, representante de grandes marcas de tratores e escavadeiras, concluiu as negociações com a EIF, dos empresários Carlos Braconi e João Gemma, para, em conjunto, criarem uma nova empresa na área de tração ferroviária. É a Sofersa, que já começa com um projeto importante: está fabricando três locomotivas de manobra diesel elétricas com motor Caterpillar (uma das representadas da Sotreq), potência de 1.000 hp e 100 toneladas de peso. A primeira fica pronta em final de agosto e já foi vendida para uma usina siderúrgica, cujo nome não pode ser revelado por questão contratual. Sairá  portanto próxima ao lançamento da locomotiva diesel-hidráulica da Amsted-Maxion/Voith, destinada ao mesmo mercado de siderúrgicas, portos e terminais de grãos.


A EIF atua há cerca de oito anos no mercado ferroviário, reformando e adaptando as locomotivas usadas trazidas do exterior. Agora pretende aproveitar a experiência da Sotreq em processos de aluguel de máquinas do tipo conhecido como PBTH (Power by the Hour, ou HP/Hora), onde quem aluga se responsabiliza pela manutenção do equipamento.


“Vamos viabilizar a oferta do nosso projeto HP/Hora, com locomotivas fabricadas na Ásia ou usadas acima de 3.000 HP provenientes do mercado norte-americano, uma inovação no mercado de transporte ferroviário brasileiro”, afirma Carlos Braconi, diretor comercial da Sofersa. A nova empresa vai investir ainda na recuperação de equipamentos pesados.


O HP/Hora possibilita à empresa-cliente aumentar a sua frota de locomotivas pagando apenas pelas horas disponíveis das máquinas, economizando nos custos de manutenção. “Escolhendo essa modalidade, o cliente evita investimentos vultosos, que podem influenciar sua liquidez e valorização das suas ações, suprindo sua necessidade de tração na forma de custeio”, explica o diretor de operações da nova empresa, João Gemma.


“Operadoras, indústrias, mineradoras, portos e distribuidoras que movimentam cargas por ferrovia no Brasil têm agora uma alternativa bastante viável para suas novas aquisições de locomotivas”, garante Jorge Delaura Meyer Neto, diretor do Grupo Sotreq. 


Segundo Paulo R. Leite Júnior, gerente de desenvolvimento de mercados, o plano de ação de curto prazo da Sofersa contempla ainda a produção de truques, cabines e capotas no Brasil, além das máquinas de manobra que já estão sendo produzidas.

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Fonte: Folha de São Paulo

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