Estudantes de duas escolas do Rio Grande deixaram ontem, 10, a sala de aula para embarcar em uma aula divertida e cheia de novidades e consciência. Dentro de um vagão de trem, eles viajaram durante uma hora e trinta minutos observando a natureza e o que vem sendo feito dela no Município.
O projeto Trem Ambiental, desenvolvido pela empresa América Latina Logística (ALL), é um vagão temático e itinerante que tem como objetivo levar a alunos de escolas que ficam perto da linha férrea, além da oportunidade de passear de trem, aulas de conscientização ambiental e de segurança em áreas próximas a trilhos.
O técnico em segurança do trabalho e Meio Ambiente Samir Fabiano de Vargas, que acompanha o Trem Ambiental, explica que durante o passeio as crianças são incentivadas a olhar através das janelas para observar a natureza e acompanhar a degradação ambiental. Entregamos às crianças um kit ambiental com cartilhas educativas compostas de histórias e joguinhos que falam sobre coleta seletiva do lixo, reciclagem, a importância de não jogar lixo no chão, a economia da água, aquecimento global, entre outros, afirma. Durante o passeio, eles aprenderam também sobre o perigo de se tentar pegar carona em um trem e a importância de parar, olhar e escutar quando se está próximo a uma linha férrea.
A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Incompleto Marinheiro Marcílio Dias, Tânia Mara Oliveira Nunes, disse que o passeio de trem fez parte das comemorações dos 37 anos da instituição que faz aniversário hoje, 11. A idéia surgiu após uma das professoras ver uma reportagem sobre o projeto pela televisão. Em seguida, entraram em contato com a ALL e pediram para participar. Em aula, uma das nossas prioridades é trabalhar a consciência ecológica, que hoje é um tema de fundamental importância. A oportunidade de participar de uma aula destas faz com que consigamos ampliar esse aprendizado nos alunos, garante. Conforme Tânia, a maioria dos alunos que estudam na escola é de baixa renda e muitos não conhecem nem o centro da cidade. Por isso, além de conscientizar, o passeio proporcionou alegria entre a garotada, que nunca havia andado em um trem antes.
As amiguinhas Yasmim Souza, que está na 2ª série, e Lorena Costa Dias, da classe especial, acharam o passeio muito bom. Entre as coisas que mais gostaram foi poder observar a natureza através da janela. Aprendemos que não se deve jogar lixo nas ruas e nos rios. O lixo polui e mata os animais. Se os peixinhos morrerem, não vai haver mais o que comer, explicavam.
O pequeno Michel Velasques Juliano, com apenas cinco anos, parecia ter aprendido a lição. Falante, ele argumentava os motivos que causam danos à natureza. Não se pode jogar lixo no chão. É muito feio. Através da janela ele conta que pode observar muitas coisas legais, entre elas, as fábricas, a lagoa, navios e barcos. Adorei o trem. Ele é colorido e tem muitos desenhos. Os mais legais são os passarinhos.
O passeio teve início em frente ao terminal da Ipiranga e seguiu até o Terminal de Contêineres. Participaram 36 estudantes, da Educação Infantil até a 4ª série, da escola Marcílio Dias, no período da manhã. À tarde, foi a vez dos alunos da escola Tia Luizinha curtirem o trajeto.
O Trem Ambiental
O projeto Trem Ambiental teve início há cerca de três anos e já recebeu mais de 3 mil crianças. Com um vagão temático e itinerante, o projeto atende as comunidades próximas à malha da ALL no Brasil e percorre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A expectativa é que sejam realizados até o fim deste ano 27 passeios e que o Trem Ambiental receba mais de 3 mil crianças. Escolas interessadas em participar do projeto devem enviar um ofício para a ALL em Santa Maria, no RS, para o seguinte endereço: Rua Sete de Setembro, 910. O telefone para contato é o (55) 2101-1115.
Seja o primeiro a comentar