O serviço de passageiros da linha 10 do metrô de Beijing, assim como a linha de Olympia, que futuramente se chamará Linha 8, acaba de ser inaugurado. Ambas as linhas foram providas com os equipamentos de sinalização e controle mais avançados da Siemens, similares ao que será utilizado na Linha 4 do Metrô de São Paulo. O sistema automático de controle de trens, Trainguard MT, vale-se do princípio de “bloco móvel”, que permite aos trens operarem a intervalos bem curtos, pois os dados são trocados entre o trem e a plataforma através de uma rede wireless.
O sistema automático Trainguard MT fornece informações em tempo real sobre toda a linha ao centro de controle operacional (CCO), que também é totalmente automatizado. Em virtude disso, a mobilização dos trens é mais flexível que o usual, permitindo uma utilização mais otimizada da infra-estrutura e facilitando a programação em situações onde tenham ocorrido falhas ou se necessite de manutenção. O Trainguard MT possibilita aumentar consideravelmente o número de trens e, por isso, aumenta a capacidade de transporte na rede do metrô. Na Linha 10 são possíveis intervalos de 90 segundos entre um trem e outro, utilizando o sistema de bloco móvel – os trens seguem um ao outro a distâncias precisas e seguras de frenagem. É um sistema integrado e automático de liberação de acelerações e frenagem dos trens, garantindo um percurso confortável e suave. A parada dos trens se dá precisamente em frente das plataformas de embarque.
No mundo, Beijing é a cidade pioneira na implantação de um sistema em que os dados necessários para a proteção de trens são transferidos entre o veículo e a plataforma através um link de dados WLAN à prova de falhas (Fail Safe). Esta novidade agora é parte integrante do Sistema de controle de trens da Siemens com base em comunicações, o CBTC – Communications Based Train Control System.
Existem diferentes configurações do Trainguard MT. O grau de automação vai desde operação monitorada, passando pela semi-automatizada até a totalmente automatizada. O sistema pode, portanto, se expandir de acordo com a cidade e adaptado a um aumento de exigências correlatas. O Trainguard MT permite mesclar o tráfego de trens que ainda não foram dotados do respectivo equipamento, além de realizar aperfeiçoamentos passo-a-passo sem interrupção dos serviços e sem a diminuição do nível de segurança.
A Linha 10 de Pequim faz parte de do novo circuito perimetral do metrô e liga a zona noroeste ao sudeste da cidade. Tem 24 km de extensão e 22 paradas, seis das quais permitem que o passageiro faça baldeação a trens de conexão. Por outro lado, a linha Olympia tem seis quilômetros de extensão, um total de quatro paradas e serve de ligação aos locais esportivos em toda a volta do Estádio Olímpico “Ninho de Pássaro” (Bird’s Nest). Durante os jogos olímpicos, a Linha 10 será uma das mais importantes artérias de tráfego, já que liga os locais dos eventos esportivos, ao norte, com o centro da cidade e com a nova linha que serve ao aeroporto.
Além de Pequim, o Trainguard MT também deverá ser utilizado em breve nas megacidades chinesas de Guangzhou e Nanjing, bem como em São Paulo, Paris, Budapeste, Barcelona e Argel.
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